Na edição deste ano do Vagos Sensation Gourmet (VSG) o destaque vai para as presenças de Hélio Loureiro e Chakall, para a apresentadora do canal 24 Kitchen Filipa Gomes e para o francês Thomas Troisgros, que comanda no Rio de Janeiro a cozinha do restaurante Olympe, premiado com uma Estrela Michelin, galardão que distingue os melhores restaurantes do mundo.

"Queremos que quem nos visita viva sensações únicas e por isso apostamos nesta experiência gastronómica no início da época balnear", resume Silvério Regalado, presidente da Câmara de Vagos, que promove o evento em articulação com os empreendedores locais da +Sensation Gourmet.

Segundo os organizadores, "o objetivo da realização deste evento é enaltecer as raízes culturais e tradições gastronómicas vaguenses, através de um conjunto variado de atividades e iniciativas, que vão desde ‘showcookings’, ‘workshops’, palestras, animação e concertos, que animarão a Praia da Vagueira durante três dias repletos de experiências gastronómicas".

Pela ligação à terra, às origens e às tradições locais, o tema desta edição é "Terra, Ria e Mar", que visa recuperar tradições e produtos locais, mostrando-os ao público de forma renovada e atual.

"Alicerçado nesta simbiose entre o tradicional e o ‘gourmet’, pretende-se aproximar as nossas tradições e as nossas gentes, inovando, mas não esquecendo quem somos, de onde somos e de onde viemos", esclarecem os organizadores.

No programa dos três dias, constam "outros grandes ‘chefs’, com provas dadas no mundo da cozinha", tais como, Vitor Matos, do Restaurante Antiqvvm (Porto) e premiado como Chef Cozinheiro do Ano em 2002; Diogo Rocha, do restaurante Mesa de Lemos (Viseu); e Tiago Bonito do Restaurante Lisboeta e Chef Revelação 2016.

Luís Simões, nascido em Vagos e atual ‘chef’ no Hotel Novo Turismo, em Timor, tem também presença confirmada no evento, durante o qual decorrerão palestras sobre gastronomia, enologia e empreendedorismo que contarão com presença do empresário Tim Vieira, que participou como elemento do júri no programa Shark Tank, e ainda do enólogo António Maçanita, e do Produtor de Vinhos do Ano 2015, Mário Sérgio Alves Nuno.

A animação estará a cargo dos grupos "Os Quatro e Meia", "Modo Mudo" e "Sean Riley & The Slowriders".

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.