Não é uma das ilhas açorianas mais procuradas por turistas portugueses, especialmente quando comparada com São Miguel ou Terceira, mas uma visita à Ilha Graciosa rapidamente desperta um sentimento de estupefação quanto ao porquê. Também conhecida por Ilha Branca, a Graciosa encanta quem a visita com
O património religioso do interior do país é tão vasto que, no distrito de Viseu, justifica um percurso pedestre de 20 quilómetros para o descobrir a partir da vila de Sátão. Das capelas mais simples aos mais elaborados santuários, a Emília destaca o que mais a impressionou nesta caminhada.
As cascatas da Caniça fazem parte de um conjunto fantástico na Serra da Estrela, na freguesia da Lapa dos Dinheiros. A ribeira desdobra-se em várias quedas de água envolvidas por um ambiente natural de castanheiros e encostas selvagens.
A Catedral de Faro é um dos lugares de visita obrigatória na cidade e há várias razões para isso. Em primeiro lugar tem um magnífico miradouro do alto da torre sineira.
Leiria tem a única catedral portuguesa sem torre sineira. Está um pouco mais acima da encosta, junto à entrada sul das muralhas do castelo, nas Portas do Sol.
Entrar na Quinta da Regaleira, em Sintra, tem o condão de nos transportar imediatamente para um mundo encantado e misterioso de lagoas cobertas de musgo, jardins luxuriantes, grutas, quedas de água, túneis subterrâneos e uma escada em espiral que desce fundo até à terra, mas que se abre luminosa par
O parque Laudato Si, no espaço contíguo ao Convento da Luz, em Carnide, Lisboa, é utilizado pelo frade franciscano Hermínio Araújo para sessões de meditação contemplativa, que visa sintonizar os praticantes com o ambiente que os envolve.
Em plena cidade de Lisboa, perto de locais de grandes aglomerações, existe um “oásis” de tranquilidade, preparado para o descanso, usufruto da natureza ou reflexão sobre a necessidade de “cuidar da Casa Comum”, respondendo ao apelo do Papa Francisco.
Um estudo realizado pela Engel & Völkers revela as zonas mais escondidas do Algarve que começam a ser mais procuradas para segundas propriedades entre os investidores.
Parece que o tempo parou neste solar setecentista que fica a cerca de 3 quilómetros do centro de Vila Real. Um local que guarda muitas histórias e muitos segredos que eu não imaginava.
Da guitarra portuguesa ao cavaquinho, do violão à rabeca, visitar a Casa da Guitarra, no Porto, é fazer uma viagem pela história dos cordofones da música tradicional portuguesa e por um pedaço da história da Invicta que não quer ser esquecido.
Castelo de Vide acolheu uma grande comunidade judaica que ao longo dos séculos deixou a sua marca. Os costumes dos judeus persistem ainda hoje em algumas festividades, nem como no património da vila raiana.
O café Luiz da Rocha é uma referência da cidade de Beja. Vai comemorar 130 anos, preserva muito da antiga decoração interior e a tradição de pastelaria conventual. É afamado pelo Porquinho Doce, queijada de requeijão e empadas.
No Museu da Lourinhã estão em exposição várias peças do Café Nicola que fica um quarteirão ao lado. Num canto da sala podemos ver conjuntos de chávenas, açucareiro, um relógio de parede, a fotografia de Francisco Alves, o fundador do Nicola, e um rádio.
O café restaurante Trindade é vizinho do Mosteiro de Alcobaça e comemora este ano um século. A arquitetura, o ambiente e o menu preservam a história das últimas décadas.
O Café Calcinha está quase a fazer um século e localiza-se na Praça da República, um dos lugares centrais de Loulé. O café foi também o epicentro da sociedade louletana, inclusive do poeta António Aleixo que tem uma estátua no passeio em frente da porta do café.
Há mais de um século que o Paraíso é ponto de encontro em Tomar. Foi inaugurado em 1911, está situado no centro histórico da cidade e a decoração interior preserva a memória de um café de tertúlias.
Vila Flor, "terra de alma e de cor". O slogan da vila transmontana reflete a forte identidade cultural do concelho e a beleza pintada nas paisagens e gravada nas pedras. A história e as estórias, património imaterial, ligado às suas gentes, são verdadeiros tesouros, que vale a pena parar para ouvir.
Quando ‘folheei’ o seu Instagram (@soraya_pinto), fiquei atónita com este esconderijo de imagens. Foi como entrar num cenário idílico ou num paraíso depois de chegar de voo longo e cheia de sono.