Torres Vedras, cidade do distrito de Lisboa, é também o maior concelho da região Oeste e uma centralidade regional, reunindo vários serviços públicos. Tem um dos carnavais mais conhecidos do país.
O Governo pretende ainda incentivar os proprietários a transferirem os imóveis que têm em alojamento local para habitação, assegurando aos que o fizerem até final de 2024 uma isenção de tributação de IRS até 2030.
É na aldeia pitoresca de Pias, no concelho de Cinfães que no início do ano se começa a preparar um dos carnavais mais típicos da região. Conhecido como o Entrudo de Pias é uma das épocas altas desta pequena localidade em pleno Vale do Bestança, muito próxima do Rio Douro.
Uma escola primária, arcaicas ferramentas de dentista e de agricultor são alguns dos atractivos do Museu Etnográfico Extremenho González Santana, em Olivença, na Estremadura espanhola.
Os moinhos de vento da Ilha do Pico, localizados no arquipélago dos Açores, Portugal, são um dos mais conhecidos símbolos culturais da região. Foram introduzidos no século XVI como meios de moer grãos, especialmente para produzir farinha de trigo.
O Museu Municipal Manuel Soares de Albergaria, em Carregal do Sal, tem uma coleção fantástica de pinturas mas a história que deu origem a este espólio não é menos interessante.
Após dois anos afetado pela pandemia, o Carnaval regressa em força neste ano. Em Portugal, encontra festas de Norte a Sul do país. Conheça a seguir algumas sugestões.
O esplendor e a beleza da Arte Nova sentem-se em muitas ruas de Aveiro. Os passeios, a pé ou de barco, são orientados pelo encanto das fachadas de edifícios com efeitos em ferro forjado, figuras em cantarias e um polvilhar de azulejos que dão imenso colorido à paisagem urbana. Uma galeria a céu aber
É um museu que nos surpreende. Em Moura, terra natal do artista, estão em exposição cerca de meia centena de peças reveladoras de uma criatividade singular e com materiais inusitados. Joias de acrílico, cobre, latão ou componentes de transístores formam conjuntos com prata e pedras semipreciosas.
Chamo-lhe visita, porque a Aldeia da Pena pode não representar uma viagem ou uma estadia, mas visitá-la - mesmo de passagem, entre paragens - pode ser desafiador e revelador.
Em troca de alojamento na cidade algarvia, o Miguel ofereceu-se para ajudar com os trabalhos na quinta associada a um hostel e conta o que viu e trouxe de volta a Lisboa.
É o único museu em Portugal dedicado exclusivamente à aguarela e está em Minde, a terra natal de Alfredo Roque Gameiro, um dos mestres nacionais da aguarela.
Vila Ruiva, no concelho de Cuba, auto intitula-se Capital do Fresco. São pinturas murais, algumas remontam ao século XVI, e encontram-se na igreja matriz e em habitações. O processo decorativo tem raízes históricas no Alentejo.
Se ainda não tem planos para o Dia dos Namorados, anote esta sugestão: convide a sua cara-metade para um passeio por Alcobaça — a Cidade do Amor Eterno. Percorra a Rota “Dê Lugar ao Amor” e perca-se pelas ruas deste romântico lugar, para sempre marcado pela comovente e inabalável paixão de Pedro e I
O Museu do Traje de Viana do Castelo é um deslumbramento para os nossos sentidos. Uma enorme diversidade de cores, brilhos e formas que dão corpo ao traje tradicional. O tesouro da identidade regional fica completo na sala do ouro com várias peças de ourivesaria tradicional.
O Metro de Lisboa comemora 75 anos desde a sua fundação e trouxe uma das suas carruagens à superfície para mostrar como espera crescer até 2026. Depois disso, o futuro continua "em estudo".
O Museu do Automóvel de Vila Nova de Famalicão é um deslumbramento, mesmo para quem não tem um especial apreço por carros, porque nos transporta para um universo de memórias pessoais ou familiares. A história do século XX retratada por automóveis e algumas surpresas.
E ainda o queijo mais famoso dos Açores. A ilha de São Jorge é uma das menos conhecidas do arquipélago, mas não devia. Conheça, a seguir, experiências fora de série para explorar São Jorge.
O Museu do Brinquedo Português de Ponte de Lima tem milhares de peças em exposição e a particularidade de funcionar como uma máquina no tempo. De nos fazer regressar à infância.
Rosa Vieira tinha sete anos quando recebeu uma boneca como prenda de Natal. Foi o Meu Bem, a primeira boneca de uma coleção de 13 mil exemplares que fazem parte do acervo do Museu da Boneca em Alcanena.
Um mundo de encantos.