São um dos atrativos turísticos de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, e nasceram do aproveitamento cuidado das linhas de água que cruzam o concelho.

Aldeia Ruiva, Fróia e Malhadal constituem a rede de praias fluviais de Proença-a-Nova, valorizadas pela moldura natural e servidas por equipamentos construídos com a preocupação de preservar a identidade dos locais, recorrendo a materiais como o xisto e a madeira.

Os açudes do Malhadal, Aldeia Ruiva e Fróia foram inicialmente construídos com a função de regadio. Contudo, com a redução das áreas agricultadas, ou mesmo o abandono das atividades agrícolas, estes espaços proporcionaram condições para a criação de unidades balneares capazes de atribuir a munícipes e visitantes momentos de lazer diferenciadores, usufruindo de cursos de águas puras e cristalinas e da beleza cénica da sua envolvente.

Aldeia Ruiva
Aldeia Ruiva créditos: CM Proença-a-Nova

Pela sua natureza, condição geográfica e atributos diferentes entre si, estas praias têm apresentado, desde sempre, uma intensa utilização durante a época estival.

A partir de 2011, as praias fluviais de Fróia e Malhadal, todas vigiadas por nadadores salvadores durante a época balnear, ganharam ainda mais alento com a atribuição do galardão de Praia de Ouro, por parte da Quercus.

Além disso, possuem circuitos pedestres associados, com sinalética de grafismo municipal, aos quais se denominou "Trilho da Praia" que, além de facultarem a incursão pela natureza envolvente, permitem uma ocupação diferente dos tempos livres passados nestas estruturas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.