São passeios em família fáceis de conciliar com uma visita a Fátima. Nesta lista, os mais perto ficam a uma distância de apenas 10 minutos e o mais longe a 30 minutos de carro.
GRUTAS DA MOEDA - a 10 minutos de Fátima
Foram encontradas moedas antigas num dos algares que dá entrada para as grutas, daí o nome deste lugar que foi descoberto em 1971 por dois caçadores. A abertura ao público aconteceu três anos mais tarde, em 1974.
Actualmente, o percurso aberto a visitas tem 350 metros de comprimento, tudo de formação natural e a iluminação é apenas realizada por cerca de 2.000 lâmpadas. A temperatura constante ronda os 18 graus e o nível de humidade é sempre muito elevado.
O local mais distante do solo atinge os 50 metros de profundidade, mas apesar destas características, saibam que todos são bem-vindos (cegos, surdos, seniores, crianças, bebés ou pessoas com mobilidade reduzida).
Recomendo que antes de entrarem nas grutas visitem também o Centro de Interpretação Científico e Ambiental das Grutas da Moeda. Lá pode ver-se: o mapa geológico de Portugal, como se forma uma gruta, a interacção com a biodiversidade da região ou até a dificuldade em definir milhões de anos.
Existe ainda uma exposição de minerais e fósseis de Portugal e de muitos outros países do mundo, alguns mapas e até dá para espreitar ao microscópio. Mas os olhos dos miúdos ficaram mesmo impressionados foi com a pepita de ouro e de diamante.
Morada:
Largo das Grutas da Moeda
São Mamede, Portugal
Telefone:
244 703 838
MONUMENTO NATURAL DAS PEGADAS DE DINOSSÁURIOS DA SERRA DE AIRE - a 10 minutos de Fátima
É o maior trilho de pegadas de dinossáurios do mundo e está em Portugal. Foi aberto ao public em 1997 e fica num dos extremos das Serras de Aire e Candeeiros.
Está classificado como um parque natural e tem grandes pegadas de dinossáurios, que podemos ver e tocar!
A visita está dividida em duas partes. Primeiro, a exibição de um filme (15 minutos), com imagens de quando se fez a descoberta das pegadas dos dinossáurios durante trabalhos de uma pedreira. E ainda outras informações gerais sobre estes animais, o seu repentino e misterioso desaparecimento do planeta Terra. Depois, há o passeio pelo terreno para fazer, onde se podem ver as diferentes camadas de solo que foram sendo acumuladas ao longo do tempo.
No trilho agora a descoberto, existem mais de mil pegadas de dinossáurios. É assim considerado o maior e mais antigo (com cerca de 175 milhões de anos) que se conhece no mundo.
São visíveis marcas nítidas de pés e mãos de dinossauros, que teriam cerca de 30 metros de comprimento e 20 toneladas de peso e terão ficado agarradas ao solo porque na época se tratava de uma zona pantanosa.
Morada:
Estrada de Fátima, Bairro
Ourém, Portugal
Telefone:
249 530 160
GRUTAS DE MIRA DE AIRE - a 20 minutos de Fátima
São as maiores grutas de Portugal e as suas galerias conseguem deslumbrar adultos e crianças.
Por estarem numa zona de serra calcária, onde não há rios à superfície, sofrem da influência de características muito raras. São as águas da chuva que quando entranham no solo, entram em contacto com o calcário que vão encontrando e desenham as várias formações da gruta.
Já foram descobertos cerca de 11 km, mas apenas 600 metros são visitáveis, repartidos por várias salas, lagos e cores.
O guia que desceu connosco, aproveitando as formações naturais da gruta, tentou puxar pela imaginação de todos. Foi assim que vimos a sala vermelha, a cara de uma senhora encostada à Península Ibérica ou o esparguete pendurado, por exemplo…
Existem cerca de 3.000 lâmpadas para iluminar o caminho (683 degraus) num desnível de até 110 metros desde a entrada. A temperatura anda sempre à volta dos 17 graus lá dentro.
Mas as Grutas de Mira de Aire têm mais para ver e fazer: moinho de vento, animais, parque aquático, restaurante e alojamento.
Morada:
Av. Dr. Luciano Justo Ramos nº470
Mira de Aire, Portugal
Telefone:
244 440 322
MOSTEIRO DA BATALHA - a 30 minutos de Fátima
Esta belíssima obra de arquitectura foi mandada construir em 1386 por D. João I, cumprindo assim a promessa pela vitória das tropas portuguesas, perante os castelhanos, na Batalha de Aljubarrota.
Demorou quase 200 anos a ser construído e consta que a técnica do vitral terá sido introduzida em Portugal pela primeira vez neste Mosteiro da Batalha.
Faz parte do Património Mundial da UNESCO desde 1983. E recentemente foi-lhe atribuído o estatuto de Panteão Nacional.
A visita tem entrada pela majestosa igreja e termina nas Capelas Imperfeitas. Pelo meio, existem largos corredores, grandes salas e jardim onde os miúdos podem correr à vontade e dar largas à imaginação.
Morada:
Largo Infante D. Henrique
Batalha, Portugal
Telefone:
244 765 497
Por Joana Batista, do Viajar em Família
Comentários