Estima-se que o Eucalipto Grosso - Eucalyptus globulus Labillardière - tenha cerca de 170 anos e na base já tem vestígios da longa idade. Vê-se uma concavidade.

Eucalipto Grosso
créditos: andarilho.pt

No tronco há vários nós grandes e alguns ramos que estavam virados para a estrada foram cortados. Uma “dieta” obrigatória para garantir a sua salvaguarda e do espaço envolvente.

Eucalipto Grosso
créditos: andarilho.pt

Há cerca de 3 anos houve uma ação mais profunda, conforme adianta Miguel Alves, presidente da Junta de Freguesia do Sardoal. “Teve uma intervenção pelo ICNF, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, devido a ramadas muito compridas. Uma delas caiu. Felizmente delimitou-se a zona e conseguiu-se fazer a recuperação, o corte e debaste a tempo.”

Eucalipto Grosso
créditos: andarilho.pt

Os técnicos do ICNF regressaram este ano. Têm a seu cargo a supervisão do eucalipto porque é uma árvore classificada como monumental.

Ainda nas palavras de Miguel Alvez, “é uma árvore muito antiga, muito bonita e que carece de algum cuidado porque está debruçada sobre uma via rodoviária, uma passagem e da escola.

Eucalipto Grosso
créditos: andarilho.pt

O Eucalyptus globulus Labillardière foi classificado em 1972 pelo ICNF como Árvore de Interesse Público e tem uma proteção metálica junto à base. “O interior é tão grande que a rapaziada mais nova entrava para dentro. Por vezes jogavam às cartas.”

Eucalipto Grosso
créditos: andarilho.pt

O Eucalipto Grosso está mesmo ao lado da estrada que liga Sardoal a Alcaravela.

Na altura em que começou a crescer não havia estrada, apenas um caminho de terra. Curiosamente, foi plantado, talvez, pelo trisavô da mulher de Miguel Alves. “Foi o avô ou bisavô da minha sogra que o plantou. Tinham posses, muitas herdades e terrenos, e plantaram esse eucalipto que se tem aguentado no tempo e certamente nós vamos partir e ele cá ficará.”

Eucalipto Grosso
créditos: andarilho.pt

O eucalipto é vizinho de um pequeno jardim. Do outro lado da estrada há várias árvores, designadamente oliveiras e na comparação o eucalipto torna-se num gigante com uma estatura imponente. No entanto, é um solitário.

Eucalipto Grosso
créditos: andarilho.pt

É o que se pode depreender do testemunho de uma das alunas que frequenta o vizinho agrupamento de escolas e que todos os dias passa ao lado do eucalipto. “Sinceramente não ligamos muito porque fica à beira da estrada e não é um sitio muito frequentado por jovens. Não é habitual as pessoas irem ver o eucalipto. Acho que quase ninguém liga ao eucalipto grosso.”

Eucalipto Grosso
créditos: andarilho.pt

Um conceito desenvolvido por dois investigadores, há duas décadas, designou esta situação de cegueira botânica. Procura traduzir a indiferença de um número muito significativo de pessoas para com as plantas e a incapacidade de apreciarem a beleza e o seu valor ecológico.

No concelho do Sardoal há outras árvores classificadas e algumas de interesse histórico como por exemplo os freixos do Convento de Santa Maria da Caridade que teriam sido trazidos da Índia por marinheiros que acompanharam Vasco da Gama.

Eucalipto Grosso
créditos: andarilho.pt

O Eucalipto Grosso do Sardoal que tem de fazer “dieta” faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.