A torre foi construída em 1945 por iniciativa de Mário Mathias, jurista e natural de Benfeita.
Em Abril de 1945 foi colocado o sino e a 7 de Maio um empregado de uma empresa inglesa, casado com uma mulher de Benfeita, telefonou para a aldeia a anunciar o fim da Guerra.
Foi a primeira vez que o sino tocou. As 1200 badaladas são agora repetidas todos os anos, no dia 7 de Maio, por processos mecânicos.
Além da torre, Benfeita tem o museu Simões Dias e casas de xisto caiadas de branco por entre ruas estreitas e sinuosas que decoram a encosta da serra.
No vale o que mais se destaca é o curso de água fresca que junta duas ribeiras e que é aproveitada para uma praia fluvial. Por estes dias é muito frequentada por turistas e naturais da terra que regressaram de férias na altura das festas.
Uma delas, a da Nossa Senhora das Necessidades, foi no passado fim de semana, 2 e 3 de setembro.
Benfeita é também porta de entrada para alguns dos lugares mais espectaculares desta zona do concelho de Arganil.
A mais conhecida é Fraga da Pena. Está na zona protegida da Serra do Açor e o local mais conhecido é uma cascata de 20 metros por onde cai água muito fria.
Para se chegar à queda de água temos de percorrer um caminho e um passadiço numa zona fresca devido à sombra permanente.
Toda a envolvência é de um espaço densamente arborizado da Mata da Margaraça.
Na freguesia de Benfeita há ainda pequenas aldeias no meio da Serra do Açor que mantêm a arquitectura tradicional. Talvez a que mais se destaca com as casas de xisto é o Sardal.
Viajar por aqui é também descobrir paisagens deslumbrantes. No Verão é vulgar encontrar pequenos grupos de pessoas em miradouros improvisados à beira da Estrada a contemplarem a serra e a vista que por vezes vai até às terras de Lamego, para lá do Caramulo.
Há percurso pedestres que nos levam a lugares mais profundos da Serra e onde se pode tirar melhor partido dos encantos do Açor.
É Benfeita e única a Torre da Paz faz parte do podcast semanal da Antena1 Vou Ali e Já Venho e pode ouvir aqui.
A emissão deste episódio, É Benfeita e única a Torre da Paz, pode ouvir aqui.
Guardar
Comentários