O Salto del Agrio corre por um desfiladeiro formado por antiga atividade vulcânica o que aliado ao ferro e ao enxofre, minerais arrastados pelas águas do rio Agrio, deixa as paredes de rocha basáltica “pintadas” de tons laranja, vermelho, ocre, amarelo e verde. 

Esta joia natural fica na província de Neuquén, a cerca de 21 quilómetros da estação de esqui de Caviahue, mais precisamente no Parque Provincial Copahue. 

A entrada é gratuita e o parque pode ser visitado em todas as estações do ano. Existe uma trilha bem sinalizada e fácil de percorrer para quem gosta de andar ao seu próprio ritmo, mas também existem muitas excursões guiadas para quem preferir ir acompanhado. Ir de bicicleta também é outra possibilidade.

Salto del Agrio
créditos: Turismo en Argentina - https://turismo-en-argentina.com/salto-del-agrio/

Diz quem sabe que a melhor hora para visitar o Salto del Agrio é de manhã, quando os raios de sol criam os mais belos efeitos na água da pequena piscina colorida que se forma em baixo da cascata e é cercada por rochas basálticas amarelas e vermelhas. Esse contraste colorido e as árvores a que os argentinos chamam “araucárias” tornam este lugar realmente mágico e encantador.

Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana em Portugal e no mundo, espreitem o The Travellight World e minha página de Instagram