A província de Hyogo, no Japão, é conhecida pela suculenta carne de Kobe, que leva o nome da capital da província. No entanto Hyogo, que se estende pela ilha principal do Japão, desde o Mar Interior de Seto, no sul, até o Mar do Japão, no norte, oferece uma vasta gama de experiências autênticas ainda pouco exploradas pelos visitantes.
Apesar de não ser a província japonesa mais conhecida, é fácil chegar a Hyogo. Autocarros diretos circulam entre a Estação Sannomiya de Kobe e o Aeroporto Internacional de Kansai e o Aeroporto Internacional de Osaka; Kobe ainda tem o seu próprio aeroporto doméstico que se prepara para receber voos internacionais. Além disso, o comboio de alta velocidade que liga Tóquio a Osaka e Quioto também para, apenas cerca de 15 minutos depois de Osaka, na estação Shin-Kobe.
Embora Kobe tenha muito para explorar e experimentar, conhecer o resto da província de Hyogo é fácil através de transportes públicos ou carro alugado.
Gastronomia e saqué
A carne de Kobe goza de um lugar de relevo merecido na gastronomia japonesa. Na verdade, as raízes da carne wagyu japonesa são ainda mais profundas em Hyogo. Muitas variedades famosas de wagyu - incluindo, é claro, a carne bovina Kobe - encontram a sua origem em Hyogo e no gado Tajima. Diz-se que praticamente todo o gado preto japonês é descendente de uma vaca Tajima, chamada "Tajiri-go", que nasceu em 1939 na área de Ojiro, em Hyogo.
Kobe oferece aos visitantes inúmeras maneiras de desfrutar do seu famoso wagyu, e cada experiência gastronómica tem uma história por trás. No Sannomiya Kobe Plaisir, por exemplo, os hóspedes podem desfrutar de uma refeição teppanyaki por excelência que mostra o melhor da carne bovina e dos produtos sazonais da província.
Para uma experiência completamente diferente, embora não menos deliciosa, Ganso Gyozaen, na Chinatown de Kobe, serve gyozas feitas com carne bovina de Kobe. Além disso, o restaurante Teppanyaki Kobe Fuji visa tornar a carne bovina de Kobe acessível a qualquer pessoa, independentemente do seu orçamento, além de fornecer outros pratos locais reconfortantes.
Além de Kobe, a província de Hyogo guarda outros destaques da culinária tradicional japonesa. O arroz japonês de alta qualidade e o saqué feito a partir dele são dois produtos locais representativos.
A Miyake Sake Brewery, fundada em 1819 e localizada na cidade de Kasai, obtém uma variedade de arroz especial de Hyogo chamada Yamadanishiki, exclusivamente de agricultores locais, e o seu saqué reflete as características únicas da região. O espaço é acessível a partir de Kobe, a uma hora de carro ou cerca de duas horas de transporte público.
Outro espaço gastronómico a conhecer é a cozinha tradicional japonesa do Izumi, um restaurante kaiseki sazonal com uma estrela Michelin também na cidade de Kasai. As refeições ao estilo kaiseki (vários pratos) cresceram a partir das tradições culinárias da cerimônia do chá e dos monges budistas.
O mundo dos guerreiros
Hyogo também oferece vislumbres únicos do mundo dos guerreiros icónicos que, durante séculos, ajudaram a moldar o país e a sua cultura: os samurais.
Na Kikyo Hayamitsu Japanese Sword Smithy, localizada na cidade de Aioi, os visitantes podem assistir ao ferreiro Kikyo Hayamitsu forjar espadas japonesas de alta qualidade. Na primeira parte do tour e workshop da forja, os visitantes aprendem sobre a história das espadas japonesas e as técnicas necessárias para fabricá-las. No processo de fabricação de espadas, o aço é aquecido a cerca de 1.200 graus e dobrado várias vezes para remover as impurezas. Na segunda parte do passeio e do workshop, os visitantes experimentam por si mesmos o processo de fabricação de uma pequena faca.
Localizada a menos de uma hora de carro, a área de Shiota Onsen é conhecida pelas fontes termais naturais que se acredita terem sido descobertas no período Nara do Japão (710-794). A água de alta qualidade da região tem sido usada para relaxamento e fins medicinais desde o apogeu final do samurai, o período Edo (1603-1868).
Outra imagem icónica da era dos samurais é o castelo japonês. Embora o Castelo Himeji de Hyogo seja o mais conhecido, uma rápida viagem ao norte de Himeji pela linha de comboio Bantan também pode levar os visitantes às ruínas do Castelo Takeda do século XV, conhecidas como "o castelo no céu".
Oferecendo uma vista imponente, o Castelo de Takeda foi originalmente construído como um posto avançado militar, e as rochas para as paredes de pedra foram carregadas à mão de uma pedreira próxima. Mesmo depois de ter sido amplamente destruído, os habitantes locais mantiveram os alicerces de pedra ao longo dos séculos. O lugar também é chamado de a "Machu Picchu do Japão".
Para os visitantes de Hyogo com um cronograma mais apertado, caminhar pelo Monte Rokko, perto de Kobe, oferece outra oportunidade de escapar da vida urbana e desfrutar do ar livre. A área de Arima Onsen, acessível por teleférico a partir da montanha, também proporciona uma alternativa conveniente para a área mais remota de Shiota.
Mitos e lendas
A província de Hyogo também contém locais emblemáticos para os mitos da criação do Japão.
Localizado na Ilha Awaji, a cerca de uma hora de autocarro ou carro do centro de Kobe, o Santuário Izanagi é dedicado às divindades xintoístas Izanagi-no-Mikoto e Izanami-no-Mikoto, o casal divino que, segundo a lenda, criou o arquipélago japonês. Menos lotado do que os santuários e templos de Kyoto, acredita-se que o Santuário de Izanagi seja o mais antigo do Japão e é certamente um dos mais importantes.
Perto do salão principal do santuário fica uma ânfora de 900 anos, que dizem abrigar os espíritos de Izanagi e Izanami e para a qual as pessoas oram por um casamento feliz e um nascimento seguro. Na mitologia xintoísta, Izanagi é o pai da deusa do sol Amaterasu Omikami, a principal divindade do panteão xintoísta.
No lado sul da Ilha Awaji, o Nushima Onokoro Cruise oferece passeios de barco pela vizinha Ilha Nushima, outro local importante na lenda de Izanagi e Izanami. Segundo o mito, o casal usou uma lança celestial para agitar águas, e as gotas que caíram desta lança formaram a Ilha Nushima. Lá, as divindades começaram a "dar à luz" ao resto do arquipélago, começando pela Ilha Awaji.
Para os visitantes mais atraídos pela história natural, as formações rochosas do Parque Genbudo, localizado no norte de Hyogo, mostram uma faceta diferente do passado distante da região. Designado como Monumento Natural do Japão, o parque contém trilhos, cavernas e vegetação exuberante, além dos padrões de rochas que se formaram há 1,6 milhões de anos a partir de fluxos de magma numa erupção vulcânica.
Comentários