As Filipinas são um país insular do Sudeste Asiático conhecido pelas suas ilhas e praias paradisíacas. Mas este lugar conhecido como Chocolat Hills ou Colinas de Chocolate não fica na costa, mas sim em terra firme.

As Colinas de Chocolate na ilha de Bohol são uma atração mundialmente conhecida das Filipinas. São mais de 1200 montanhas com um formato cónico e tamanhos parecidos que ocupam uma área de 50 km². Têm entre 30 a 50 metros de altura, sendo que a maior tem 120 metros.

No final da época seca, as colinas ganham uma coloração castanha, parecendo que são feitas de chocolate, daí ter surgido o nome. Contudo, na maior parte do tempo, as colinas estão cobertas por um manto verde que também lhe fica muito bem.

Colinas de Chocolate
créditos: Unsplash

Como surgiram as Colinas de Chocolate?

Há cerca de dois milhões de anos, o mar cobria a superfície do que hoje são as colinas. Devido ao movimento de placas tectónicas, o mar recuou, deixando para trás corais e conchas. Durante a passagem do tempo, o vento, a chuva e a erosão esculpiram estas formações geológicas únicas.

Os filipinos também contam lendas sobre a origem das colinas. Uma delas diz que surgiram através de uma luta entre dois gigantes que atiraram areia e pedras um contra o outro, dando origem às montanhas. Outra conta que as colinas são lágrimas de um gigante com o coração partido.

Colinas de Chocolate: um cenário único nas Filipinas
créditos: Unsplash

Como visitar?

Para conhecer este cenário digno de um filme de fantasia tem de rumar à ilha de Bohol. Lá, é fácil encontrar empresas que organizem tours às Colinas de Chocolate, uma vez que juntamente com o Santuário de Tarsiers (pequenos primatas), são a principal atração da ilha.

No The Chocolate Hills Complex existem miradouros para contemplar as colinas e assistir o pôr do sol a partir de lá é recomendado.