“Estamos perante a maior operação do género, no setor, em Portugal. Têm sido meses intensivos de preparação para que nada falhe e, sobretudo, para que todos os visitantes internacionais reconheçam a capacidade de o nosso país saber receber, saber organizar e saber fazer. Vamos percorrer ao longo da semana alguns dos mais emblemáticos lugares do Porto, como o Museu Nacional Soares dos Reis, a Casa da Música ou o Mosteiro de São Bento da Vitória culminando, claro, no Palácio da Bolsa. E, em parceria com o Turismo de Portugal, teremos ainda um conjunto de pós-tours, no continente e nos arquipélagos, envolvendo boa parte da comitiva internacional de compradores e de jornalistas que estarão connosco”, explica Nuno Guedes Vaz Pires, fundador da Essência Company.
Desde 2004 que o Essência do Vinho – Porto alterou a forma de comunicar os vinhos aos consumidores, tendo-se afirmado no calendário europeu de eventos como um marco anual importante, que tem suscitado curiosidade contínua. Em 2024 não faltarão grandes pretextos. Aos mais de 4.000 vinhos em prova aberta, de mais de 400 produtores representados, nacionais e estrangeiros, juntam-se novidades absolutas.
“The Room Experience” será um espaço exclusivo que permitirá a rara oportunidade de provar vinhos de topo de 20 das grandes famílias mundiais do vinho. Duas slots /dia, nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro, permitirão aceder a rótulos marcantes de produtores como Bouchard Père et Fils (França), Castello Bandi (Itália), Castello di Montepó (Itália), Château Pichon Baron (França), Clos Apalta (Chile), Dr. Loosen (Alemanha), Júpiter (Portugal), Marqués de Murrieta (Espanha), Mouchão (Portugal), Niepoort (Portugal), Penfolds (Austrália), San Marzano (Itália), Taylors (Portugal), entre outros.
Retomando o capítulo internacional, a programação do Essência do Vinho – Porto contará provas comentadas de nomes absolutamente icónicos, como são os casos Vega Sicília (Rioja, Espanha), Château Lynch-Bages (Bordéus, França), Dr. Loosen (Mosel, Alemanha), Penfolds (Austrália), Raül Bobet (Priorat, Espanha), Santiago Ruiz (Rias Baixas, Espanha), entre outros.
Essência do Vinho – Porto acolhe ainda duas regiões convidadas: Castela e Leão (com uma prova de vinhos de várias denominações, incluindo Bierzo, Ribera del Douro e Rueda) e Minas Gerais (Estado brasileiro que promoverá provas de vinhos, azeites e queijos).
Juntam-se outras provas de grandes nomes nacionais, como Alves de Sousa (vertical Abandonado, 2004-2020), Mouchão (incluindo as edições 1984, 1999, 2008 e Tonel N. 3-4 2013), Quinta do Crasto Vinha Maria Teresa (2011, 2015 e 2018), Xisto 2019 (lançamento en primeur), Madeira Wine Company (Blandy´s Bual 1920, Terrantez 1976, Verdelho 1982, Sercial 1990), Kopke (Porto Vintage vs. Porto Colheita), Moscatéis de Sonho José Maria da Fonseca (Amagnac, Cognac, Sole e 20 Anos), Casa de Santar, Cartuxa, Monção e Melgaço, só para citar alguns exemplos.
Não esquecer nova edição da prova com júri internacional “TOP 10 Vinhos Portugueses”, que avaliará cerca de 60 amostras dos vinhos mais bem pontuados em 2023 pela Revista de Vinhos, e a apresentação “Blind Ambition: uma história de superação” – quatro refugiados do Zimbabwe desafiaram o próprio destino e tornaram-se sommeliers de sucesso na África do Sul.
Por fim, “Gosto do Porto” é um roteiro preparado pela Revista de Vinhos que pretende celebrar o Porto e a gastronomia de origem, os restaurateurs, os cozinheiros e os sommeliers, que reúne a sugestão de 90 spots na cidade que poderão ser experimentados pelos visitantes e participantes da WTW e do Essência do Vinho – Porto.
O programa completo pode ser consultado aqui.
Comentários