Entre os destaques da programação, está a competição “TOP 10 Vinhos Portugueses”, com a participação de um júri internacional. Uma pré-seleção do painel de provadores da Revista de Vinhos, baseada nos exemplares que obtiveram as mais elevadas pontuações no último ano, é sujeita ao crivo de especialistas convidados (líderes de opinião, críticos, jornalistas e sommeliers), que representam diferentes sensibilidades e mercados. Para lá da prova aberta com produtores, os visitantes do Essência do Vinho – Porto poderão inscrever-se num conjunto de ações que incluem provas temáticas, conversas sobre vinho e harmonizações vinho/gastronomia.

“Essência do Vinho – Porto é um evento plural, que alia nomes icónicos e novos protagonistas. Nunca esquecemos os clássicos mas também estamos atentos às novas tendências. Nesta edição, que assinala simbolicamente a maioridade, quisemos reforçar a diversidade do nosso país sem esquecer o resto do mundo, até porque a competitividade e a influência são globais", explica Nuno Guedes Vaz Pires, diretor da Essência do Vinho.

"Daí voltarmos a trazer ao Porto uma comitiva internacional de, especialistas, de origens tão distintas quanto Brasil, Dinamarca, Espanha, EUA, Itália, Reino Unido ou Suíça. Neste regresso do evento, após a paragem forçada pela pandemia em 2021, foi particularmente desafiante preparar uma programação de alto nível, mas conseguimos fazê-lo. Acredito, por isso, que será uma grande edição”, acrescenta.

Essência do Vinho
DR

A comitiva internacional convidada participará na prova “Fortificados de Sonho”, que reunirá edições raras e de colecionador de vinhos muito velhos do Porto, Madeira, Carcavelos e Moscatéis de Setúbal. Disponíveis para inscrições pelos visitantes, a Dalva mostrará a beleza ímpar de Vinhos do Porto Brancos envelhecidos, enquanto a Kopke desafia a uma viagem por Portos com Indicação de Idade – 20, 30, 40 e o novo 50 Anos.

No capítulo internacional, um dos destaques é a prova “La Bella Itália”, que reunirá alguns dos mais sonantes nomes da Toscana, popularmente reconhecidos por “Super Tuscans”.

Arnaldo Azevedo, do Vila Foz, o “Restaurante do Ano 2021” pela Revista de Vinhos, cria pratos para harmonização com os champanhes Philipponnat, maison de largo historial, que remonta já ao séc. XVI. Diogo Rocha, do Mesa de Lemos, em Silgueiros – Viseu, mostra combinações com os vinhos da Quinta de Lemos e o chefe Vitor Matos cria gastronomia a pensar na combinação com os vinhos salinos e tensos da Azores Wine Company.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.