A praia de Sarakiniko localiza-se na parte noroeste da ilha de Milos, mesmo na estrada costeira a leste de Adamas e foi formada pela erosão provocada pela água salgada do mar e pela maltemi — a famosa brisa que por aqui sopra.
Como escultores talentosos, o vento e a água moldaram as rochas calcárias revelando, com o tempo, as invulgares formações geológicas que hoje, juntamente com o azul turquesa das águas circundantes, tanto atraem os turistas.
O areal é muito pequeno, mas há uma abundância de penhascos com crateras, cavernas e pináculos, de uma brancura ofuscante que contrasta com a total ausência da vegetação típica das ilhas Cíclades, criando um cenário verdadeiramente surreal que dá aos visitantes a impressão de estarem na lua.
Apesar do forte afluxo de turistas, Sarakiniko manteve-se intacta e a sua paisagem preservada. Nesta praia não encontramos espreguiçadeiras, chapéus de sol ou bares. O ambiente permanece completamente natural.
Como visitar
A Ilha de Milos tem um pequeno aeroporto, mas a maneira mais fácil de chegar é de ferry, a partir de Atenas ou de outra ilha grega como Paros.
A Praia Sarakiniko fica a apenas 1,2 km de Adamas e a 5 km da capital de Milos, Plaka. Durante a temporada alta de verão há autocarros de Adamas que podem levá-lo a Sarakiniko, mas se não quiser ficar dependente de horários incertos, o melhor é alugar um carro ou uma scooter ou ir de táxi.
Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana em Portugal e no mundo, espreitem o The Travellight World e a minha página de Instagram
Comentários