Gouda, Países Baixos

Para os fãs de queijo, esta cidade holandesa é toda dedicada ao Gouda, com o seu queijo homónimo que representa uma enorme produção de queijo holandês, cerca de 60%. Produzidos na região circundante, os viajantes de Gouda podem comprar rodas da iguaria local no mercado matinal da cidade (na foto deste artigo) que decorre à quinta-feira, entre abril a agosto.

Tendo começado em 1395, este mercado movimentado manteve o seu charme tradicional, com agricultores e comerciantes a "baterem palmas" para confirmar uma venda em frente aos prédios históricos.

Os viajantes também devem visitar “de Goudse Waag”, que significa a balança Gouda, construída em 1669 e usada originalmente para pesar queijo. Agora, serve de escritório de informações turísticas, bem como o Museu de Queijos e Artesanato, que oferece degustação, passeios e demonstrações de artesanato.

Cheddar, Reino Unido

O queijo cheddar é agora a escolha de queijo mais popular do Reino Unido, representando 51% do mercado anual de queijos localmente, mas teve um início humilde na vila de Cheddar, em Somerset.

A lenda local diz que o queijo Cheddar foi descoberto por acaso quando uma leiteira acidentalmente deixou um balde de leite armazenado nas cavernas frias, transformando-o num queijo duro. Os visitantes podem explorar estas cavernas frias no Cheddar Gorge, o maior desfiladeiro do Reino Unido.

Visite também a Cheddar Gorge Cheese Company, onde pode ver o queijo a ser produzido do início ao fim neste centro de laticínios.

Monterey, Califórnia, EUA

Nomeado após o seu local de origem e o empresário que começou a vendê-lo comercialmente, o queijo Monterey Jack tornou-se num item básico de muitos americanos. Este queijo branco semi-duro feito com leite de vaca é conhecido pelo seu sabor suave e levemente doce.

Originalmente, Monterey Jack foi criado por frades franciscanos de Monterey, na Califórnia, no século XVIII. O empresário local, David Jacks, identificou a deliciosa oportunidade e começou a vendê-la por todo o estado, onde ficou conhecida como "Monterey Jack's" ou "Jack's Monterey".

Monterey, Califórnia, EUA
créditos: Booking.com

Asiago, Itália

Asiago, um município em Itália, não apenas partilha o nome, mas também foi o berço do queijo Asiago. Nesta cidade, os viajantes podem visitar a Azienda Agricola Waister Di Rela Riccardo, uma pequena fábrica de queijos, onde vai sentir-se como um autêntico fazendeiro ao testemunhar os vários estágios da produção de queijo.

No entanto, com o Asiago, tudo se resume ao sabor e os visitantes podem provar o queijo disponível no local. Se uma fábrica não é suficiente, os viajantes que visitam Asiago também podem ir à Caseificio Pennar Asiago ou à loja da Cooperativa Pennar, especializada em queijos frescos de qualidade.

Munster, França

Munster, uma pequena comuna francesa, acolhe o queijo macio com cheiro forte com o qual partilha o seu nome. La Maison du Fromage (Casa de Queijo - Vale de Munster) é o destino perfeito para aqueles que têm uma queda por Munster.

A Casa de Queijo oferece filmes, exposições, oficinas educativas e, claro, a oportunidade de participar numa ou outra prova. O queijo Munster foi produzido aqui em 1371, e os amantes da história ficarão empolgados, pois a região também oferece as ruínas da Abadia de Munster, a fonte do leão do século XVI na Praça do Mercado ou simplesmente explore a própria cidade que data de 1550.

Ciudad Real, Espanha

Ciudad Real é a casa do queijo Manchego, um queijo feito com o leite da raça ovina Manchega. Para uma experiência de dar água na boca, os viajantes devem ir à Finca de Las Terceras, uma quinta dedicada à produção de queijo Manchego, no sudeste da cidade. Aqui vai poder testemunhar como se faz o queijo por quem sabe e até comprar iguarias locais.

Continuando a viagem gastronómica, experimente um dos restaurantes na Plaza Mayor da cidade, com uma variedade de opções nesta praça histórica. Ciudad Real tem igualmente muitas lojas de queijos, para que os visitantes possam experimentar as variedades oferecidas e escolher os seus favoritos.

Manchego
créditos: Booking.com

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.