A cor castanha do chocolate, a textura rija e a durabilidade transformam a farinha torrada numa barra energética (tem a forma de um quadrado) cuja origem deve remontar ao final do século XIX.

Farinha Torrada
créditos: andarilho.pt

Dizem que era muito consumida por pescadores e há também relatos de fazer parte da alimentação de trabalhadores rurais.

Os ingredientes são simples: farinha, açúcar amarelo, limão, chocolate, ovos e canela.

Farinha Torrada
créditos: andarilho.pt

Segundo Ana Maria, a receita original teria menos ingredientes e também era para uso medicinal, essencialmente para pessoas com debilidades físicas. “Na altura seria só farinha, ovos e açúcar amarelo. Depois surgiu o limão, canela e chocolate. Nós seguimos o padrão dessa receita.”

Ana Maria é dona da pastelaria A Camponesa, também conhecida por Joaquim do Moinho, um dos muitos estabelecimentos onde é confecionada a farinha torrada.

Farinha Torrada
créditos: andarilho.pt

No entanto, teve um papel relevante na valorização e projeção do doce. “Agora há muita gente a fazer, mas nós relembrámos e demos a conhecer a farinha torrada ao vendê-la na nossa padaria.”

Foi a mãe de Ana Maria que iniciou este processo quando tomou conta da padaria que está na posse da família desde 1945. A mãe começou a fazer biscoitos, entre eles a farinha torrada. “Na altura foi engraçado porque algumas pessoas vieram à padaria verificar se era verdade. Interrogavam-se sobre a venda, já que toda a gente fazia a farinha torrada em casa.”

Farinha Torrada
créditos: andarilho.pt

A mãe foi persistente e a farinha torrada ganhou novos clientes. “Temos pessoas que vão comprar à nossa padaria para depois levarem para Alemanha, França, Itália, Dubai, Austrália... Tem tido uma aceitação fantástica.”

Farinha Torrada
créditos: andarilho.pt

A procura não é apenas de visitantes. A comunidade local continua arreigada à tradição. “Temos muitos pescadores que também vão comprar. A farinha torrada é muito nossa, de Sesimbra. Está muito ligada à nossa tradição.”

A receita e a marca Farinha Torrada foi registada pela Câmara Municipal de Sesimbra há pouco mais de uma década.

Farinha Torrada
créditos: andarilho.pt

Farinha Torrada e calórica de Sesimbra faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.