Por estes dias em que o Natal está à porta, os mercados natalícios são como cogumelos. Contudo, há alguns que se destacam dos restantes, tornando-se nos mais festivos e populares da Europa.

Mas onde ficam estes mercados? Através da análise da temperatura média e queda de neve em dezembro, número de barracas e duração dos dias em que o mercado funciona, a Quotezone elaborou um ranking dos mercados de Natal mais festivos da Europa.

O índice ainda mede a distância dos vários mercados até a casa do Pai Natal na Lapónia, para o caso de que alguns viajantes queiram aproveitar a viagem e fazer uma paragem em Rovaniemi.

O Mercado de Natal de Cracóvia, na Polónia, foi eleito o mais festivo da Europa, oferecendo aos turistas uma atmosfera de inverno com muita neve e, em média, uma temperatura de 2 graus durante dezembro.

A Cidade Velha de Cracóvia oferece um cenário de conto de fadas para o mercado, onde os visitantes podem encontrar uma centena de barracas de madeira com delícias tradicionais polacas e artesanato.

Mercado de Natal de Cracóvia
Mercado de Natal de Cracóvia É quase certo apanhar neve durante a visita ao Mercado de Natal de Cracóvia créditos: krakowchristmas.com

A tradição do mercado de Natal em Cracóvia remonta ao século 13 e o seu charme histórico e foco nas tradições polacas é o que diferencia este mercado de outros em toda a Europa.

E o melhor, se quiser ir, existem voos diretos e low cost para Cracóvia a partir de Portugal.

Em segundo lugar na lista está o Mercado de Natal da Praça Vörösmarty, em Budapeste, Hungria. Como o maior mercado de Natal da cidade, possui 120 barracas e funciona de meados de novembro até a véspera de Ano Novo, proporcionando aos visitantes um período prolongado para desfrutar.

Christmas Market at Vörösmarty Square
Christmas Market at Vörösmarty Square Mercado de Natal na Praça Vörösmarty, em Budapeste créditos: AFP

Viena é perfeita para quem procura uma pausa na cidade com neve e frio no inverno, e o seu mercado de Natal mais famoso na Praça Rathausplatz está entre os três primeiros da lista.

Tendo como pano de fundo a icónica Câmara Municipal de Viena e rodeado pelas decorações festivas no Rathauspark, este mercado oferece uma experiência de férias encantadora e atrai milhões de visitantes todos os anos.

Dividindo o quarto e quinto lugar no ranking estão o Mercado de Natal da Praça da Cidade Velha de Praga, na Chéquia, e o Mercado de Natal Tivoli de Copenhaga, na Dinamarca.

Mercado de Natal de Copenhaga
Mercado de Natal de Copenhaga Mercado de Natal de Copenhaga créditos: Visit Copenhaga

Enquanto o mercado de Praga oferece mais barracas e temperaturas mais frias, o Mercado de Natal de Copenhaga está aberto durante quase dois meses e a sua proximidade com a casa do Pai Natal na Lapónia dá-lhe um autêntico espírito natalício nórdico.

Christkindlesmarkt em Nuremberga, na Alemanha, Brussels Winter Wonders Christmas Market, na Bélgica, Edinburgh East Princes Street Gardens Christmas Market, na Escócia, e Strasbourg Christmas Market, na França, estão entre a sexta e a nona posições na lista.

Embora o Mercado de Natal de Basileia na Suíça seja um dos mais bonitos da Europa, ficou em último lugar no ranking, em grande parte devido ao seu período de abertura mais curto (final de novembro a 23 de dezembro) e à baixa queda média de neve em dezembro.

Aqui pode consultar o ranking completo (em inglês).