Os Açores oferecem a possibilidade conhecer uma ou várias ilhas durante a mesma viagem, apresentando características únicas que surpreendem qualquer viajante. Se está a pensar em marcar uma viagem para o arquipélago, siga estas dicas durante o processo.

- Antes da viagem

Teste de COVID-19 sem custos (72 horas antes do voo)

Tal como na Madeira, também nos Açores é obrigatório fazer o teste e apresentar o resultado. O mais fácil é realizar o mesmo antes da viagem e pode fazê-lo sem custos em laboratórios que tenham protocolos com o governo regional. Veja aqui a lista. Atenção que o teste deve ser realizado durante os três dias antes do voo (72 horas).

Os resultados do teste são enviados diretamente ao passageiro e à Direção Regional da Saúde. Em caso de resultado positivo para o SARS-CoV-2, não se dirija ao aeroporto e cumpra as medidas recomendadas pelas autoridades de saúde. Em caso de resultado negativo, prossiga a sua viagem. Terá de apresentar o comprovativo da realização do teste à chegada à Região Autónoma dos Açores, em papel ou formato digital.

Preencher o questionário de avaliação do risco

Também antes da viagem deverá preencher o Questionário de Avaliação do Risco e Deteção Precoce – Açores em Segurança (veja aqui). Depois de preencher o questionário, receberá um código, que deverá utilizar para se identificar junto da Autoridade de Saúde no desembarque.

- Ao chegar aos Açores

Ao chegar nos aeroportos das ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira, Pico ou Faial os viajantes deverão apresentar os documentos acima referidos. Caso não faça estes procedimentos com antecedência, vai ser muito mais demorado o desembarque, já que terá de fazer tudo lá.

Entregar a declaração

Ao chegar ao seu destino, terá de entregar uma declaração de que tomou conhecimento das medidas impostas devido à pandemia, bem como sobre outras informações acerca de viagem. O mais fácil será levar esta declaração já preenchida - acesse aqui.

- Durante a viagem

Novo teste após seis dias do primeiro

Caso a sua estadia seja mais prolongada, terá de agendar um novo teste após seis dias do primeiro teste que fez antes da viagem. Deve contactar a autoridade de saúde do concelho em que reside ou está alojado, tendo em vista a realização do novo teste de despiste ao SARS-CoV-2, a promover pela autoridade de saúde local, cujo resultado ser-lhe-á comunicado.

Veja mais informações sobre o estado da pandemia nos Açores aqui.

Fonte: Governo dos Açores

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.