O motor de busca de voos Jetcost elaborou uma lista com as dez coisas que mais incomodam os passageiros dos aviões, com base num inquérito realizado pelos utilizadores do site em vários países.

Filas, falta de espaço e comportamentos dos outros passageiros são alguns dos pontos que mais chateiam quem viaja de avião.

Descubra o top 10, de acordo com a informação divulgada pela Jetcost:

1. Longas filas para fazer o check-in

Quem não faz o check-in online ou tem de despachar bagagem de porão, tem que ir para as filas nos balcões da companhia aérea em questão para fazer o check-in. A espera pode ser, por vezes, longa e demorada.

2. Ter de refazer a mala

Quando se ultrapassa os limites estipulados pelas companhias aéreas para a bagagem de mão ou de porão, o passageiro é obrigado a refazer a mala e, na maioria das vezes, está rodeado por outras pessoas, o que pode ser mais chato quando temos de abrir e arrumar a mala de viagem, com os nossos pertences mais pessoais.

3.  O encosto reclinado do passageiro da frente

A maioria das pessoas viaja em classe económica e aqui o espaço não é muito. Por isso, há sempre aquele desconforto quando o passageiro da frente passa a viagem inteira com o encosto reclinado, principalmente na hora das refeições.

4. Vizinhos espaçosos

Em quarto lugar, aparecem aqueles passageiros que não respeitam o espaço de quem está ao lado e ocupam completamente o apoio para os braços que deveria ser divido.

5. Passageiros que se amontoam no tapete de recolha de bagagem

No que as comissárias de bordo reparam quando os passageiros entram no avião
No que as comissárias de bordo reparam quando os passageiros entram no avião
Ver artigo

Quando o avião aterra, muitos passageiros têm de ir para os tapetes de recolha de bagagem para apanhar as malas que vieram no porão do avião.

Regra geral, todas as malas vão acabar por passar pelo tapete, então, porque é que certas pessoas amontoam-se junto da saída da bagagem, na expectativa de serem os primeiros a agarrar a mala? É uma atitude que pode irritar os outros passageiros, principalmente quando não existe uma ordem exata de chegada das malas ao tapete.

6. Tratar da viagem online e imprimir o cartão de embarque em casa

É sabido que se tratar de todo o processo da viagem de forma independente e através da internet, pode conseguir poupar bastante numa viagem. No entanto, a pesquisa de voos, a reserva e compra da passagem, bem como a realização do check-in online e a impressão do cartão de embarque são processos que podem desgastar um viajante.

7. Os apertos no corredor do avião aquando da aterragem

Quando o avião pousa na pista, ouvem-se os sons metálicos do desapertar dos cintos de segurança e, mal o avião aterra (muitas vezes com os sinais de cinto de segurança apertado ainda acessos), muitas pessoas levantam-se dos seus lugares e começam a amontoar-se no apertado corredor. É um comportamento que causa desconforto na fase final da viagem e que poderia ser evitado.

8. Anúncio das vendas a bordo

Nem sempre dormir durante uma viagem de avião é tarefa fácil e a fobia de voar atinge muitas pessoas. Depois há aquelas situações em que está quase a adormecer e são anunciadas as vendas a bordo e todos os "maravilhosos" produtos que pode comprar. Na verdade, muitos passageiros só queriam um pouco de silêncio...

9. Crianças a chorar e conversas em tom elevado

Se o primeiro é difícil de controlar - as crianças choram e, por vezes, é muito difícil conseguir acalmá-las -, o segundo é uma questão de bom senso e respeito pelos outros passageiros. Adultos que passam a viagem toda a conversar e fazem questão de que todo o voo saiba sobre o tema de conversa podem facilmente tornarem-se os passageiros mais odiados do avião.

10. Os telefonemas de aviso 

São cada vez mais os passageiros que, no momento em que o avião aterra, retiram os telemóveis do modo de voo e começam a fazer várias chamadas a avisar que já chegaram. Será assim tão urgente avisar, ainda dentro do avião, que a viagem já terminou?

Veja ainda: Passageiros sem-vergonha que estragam qualquer viagem

Como passageiro, revê-se em alguns destes pontos? Partilhe connosco as suas opiniões no espaço de comentários deste artigo

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.