Vários fatores podem provocar turbulência nos aviões durante o voo: correntes ascendentes ou descendentes provocadas por nuvens de tempestade, correntes térmicas ou simplesmente mudanças de direção ou de intensidade do vento.

O fenómeno acontece normalmente a 30 mil pés ou acima (cerca de 9100 metros). Antes de iniciar um voo, os pilotos são previamente informados acerca das condições atmosféricas, o que lhes permite planear e escolher a rota mais adequada. Mesmo durante o voo, os radares do cockpit e relatórios de outros voos na área ajudam a apurar a possibilidade da ocorrência de turbulência.

Estes abalos no avião que fazem tudo tremer e podem causar perda de equilíbrio são, na maioria das vezes, inofensivos. No entanto, podem causar ferimentos e desconforto a passageiros e tripulantes.

Para ficar longe deste incidentes desagradáveis, siga estes conselhos:

- Preste atenção às instruções dadas pelos comissários de bordo. Esteja atento às indicações de segurança dadas no início do voo e leia as instruções disponíveis no seu lugar.

- Aperte do cinto. Tenha como um hábito e não uma exceção viajar com o cinto de segurança apertado.

Não precisa de estar o voo todo com o cinto super apertado, mas pode mantê-lo fechado e apertar mais um pouco durante episódios de turbulência.

Coisas que tem de saber sobre a turbulência nos aviões
Coisas que tem de saber sobre a turbulência nos aviões
Ver artigo

- Respeite os sinais dados durante o voo. Em episódios de turbulência as luzes de aviso para "apertar o cinto" acendem-se. Se estiver no seu lugar, deve seguir estas instruções.

- Evite circular pelo avião durante os períodos de turbulência. Regra geral, quando estamos perante a períodos de turbulência, os membros da cabine pedem aos passageiros para retornarem os seus lugares e apertarem os cintos.

- Se viaja com uma criança com menos de dois anos, use uma cadeira específica, disponível nos aviões. O mesmo acontece com o cinto de segurança, do qual é fornecida uma adaptação para bebés.

- Respeite as limitações de bagagem indicadas pela companhia aérea que viaja e evite viajar cheio de bolsas. As limitações de bagagem prendem-se, sobretudo, com o espaço disponível dentro do avião.

Se viajar com muita bagagem de mão, vai ter dificuldades em acomodá-la, o que poderá ser um obstáculo para sentir-se confortável durante o voo e conseguir aceder ao seu assento mais facilmente.

- A probabilidade da turbulência ameaçar a segurança do avião é muito baixa. Por isso, aperte o cinto e aproveite o voo. Lembre-se de que a turbulência é passageira.

Veja ainda: 11 coisa que talvez não saiba sobre aviões

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.