Jornalistas, migrantes e viajantes eclécticos – gostamos de descobrir. De somar histórias, memórias, amizades ou simples encontros que deixam marca. As viagens têm alma.
O Vietname dos filmes já não existe, se é que alguma vez existiu.
O povo é gentil, soube preservar os vestígios coloniais e afirmar uma cultura muito diversa.
O difícil é conseguirmos atravessar a estrada, mesmo nas passadeiras.
Descubra o Vietname nas imagens de Saigão, Hanói, Halong Bay e Mekong
A população de Monsanto devia fazer um apelo para a Marafona entrar nas políticas de incentivo à natalidade. Porque dizem que tem eficácia e, por outro lado, também garantir a sua continuidade.
Relativamente próximo de Mangualde passa a A25, com muito trânsito para Espanha, mas há mil anos era mais ou menos assim: “vamos pernoitar na estalagem da Raposeira, encontramos os que vêm no outro caminho, de Viseu, toma-se banho de água quente e fria e, depois, seguimos para Mérida”.
A Anta Grande do Zambujeiro, em Évora, é uma das maiores da Europa e a maior na Península Ibérica, com 50 metros de diâmetro. Impressiona como a conseguiram erguer há 6 mil anos.
A Casa-Estúdio Carlos Relvas é um espaço fantástico dedicado à fotografia. No entanto, não deixam fotografar. Colocam imensas reservas ao uso das imagens mas nem sequer tem estado a funcionar o banco de imagens. Por fim, se quiser falar com alguém para esclarecer todas estas dúvidas, só por escrito.
A Aldeia Presépio perdeu algum do seu encanto porque as ruas estão cheias de visitantes. O espírito de uma aldeia isolada, histórica, inserida num belo contexto paisagístico na serra do Açor foi fortemente condicionado por hordas de turistas.
Em Portugal, temos poucos lugares com uma dispersão tão grande de locais sagrados e durante um período tão longo como na Ribeira de Lucefécit, no concelho do Alandroal.
A Fonte do Ídolo está em Braga, na Rua do Raio, e este nome expressa bem o contexto do santuário rupestre construído no século I, praticamente na mesma altura da Brácara Augusta.
A Casa Branca nos Estados Unidos é conhecida por ser a residência oficial do presidente.
Em Portugal, a Casa Branca do Escoural é conhecida pela estação de comboios e, antigamente, pelas bifanas.
É uma alminha que separa duas povoações e que confunde a burocracia.
De um lado da margem do Rio Alva está Vila Cova de Alva, no outro lado da ponte, está Vila Cova da Beira.
O Castelo e o rio Côa são as referências da cidade do Sabugal.
Na rua principal a barbearia do Sr. Carriço, que tem 77 anos de idade, é outra referência histórica. Ele e as cadeiras.
Proposta de passeios de barco. Viagens nas grandes cidades em ligações urbanas e cruzeiros de turismo.
Por 1.25 euros consegue usufruir de um passeio com paisagens tão agradáveis como num cruzeiro de luxo.
Aldeia bem cuidada, a igreja matriz é bonita, o museu preserva o espaço que foi o símbolo do município e, na subida para o castelo, destaca-se o casario de granito que não foi destruído nem profundamente desvirtuado.
Só por isto valeu a pena fazer o desvio de 10 km da estrada que vai para o Sabugal.
Santana do Campo é uma aldeia da freguesia de Arraiolos e tem a particularidade de ter uma igreja que reutiliza pilares de um templo romano. Destaca-se também por no largo da aldeia haver ótimos anfitriões