Jornalistas, migrantes e viajantes eclécticos – gostamos de descobrir. De somar histórias, memórias, amizades ou simples encontros que deixam marca. As viagens têm alma.
Medelim tem uma rua da Judiaria com muitas histórias e lendas. Está agora a arrancar o projecto para a construção de um Centro de Estudos Judaicos. Medelim é ainda a "Aldeia dos Balcões" e famosa pelos borrachões.
A cidade chama-se Ho Chi Minh mas Saigão é um nome com mais história e que continua a ser utilizado, mesmo pelos locais. Segunda abordagem: como atravessar a rua, mesmo na passadeira para peões? Esta é uma pergunta feita pela maioria dos turistas quando se confrontam com este simples problema. Na ve
Penamacor tem vários filhos ilustres e sem dúvida que um dos que teve maior projeção internacional foi Ribeiro Sanches. Foi médico da czarina Anna Ivanova.
Vila Cova à Coelheira apostou no Centro da Memória Judaica para dar a conhecer uma das facetas desta região de Vila Nova de Paiva e, em particular, da comunidade judaica.
É extraordinária a história dos judeus em Belmonte. Vivem aqui há mais de 600 anos e durante mais de metade do tempo praticaram o seu culto religioso de forma secreta, apesar da vigilância e da ameaça da inquisição.
Halong Bay é um imenso mar verde com penhascos de calcário, disformes, rochosos, com muitas aldeias flutuantes, juncos, grutas e a particularidade de fazer fronteira com a China.
Luzia Manata foi contrabandista durante 15 anos. Não pertenceu a qualquer organização profissional. Era do chamado contrabando da barriga. Pessoas de poucos recursos que tentavam através do contrabando obter algum dinheiro para ajudar a família no dia a dia.
De um lado temos uma das mais típicas praias portuguesas. Do outro lado, talvez, a mais internacional. No meio está o Sítio, o lugar de devoção e romaria e um dos mais impressionantes miradouros da região. Até há uma década, este era um local de visita turística para se contemplar o enorme areal e o
Aigra Velha é muito pequena, tem meia dúzia de casas, mas é das mais enigmáticas e interessantes entre as várias aldeias de xisto desta parte da serra da Lousã.
O Vietname dos filmes já não existe, se é que alguma vez existiu.
O povo é gentil, soube preservar os vestígios coloniais e afirmar uma cultura muito diversa.
O difícil é conseguirmos atravessar a estrada, mesmo nas passadeiras.
Descubra o Vietname nas imagens de Saigão, Hanói, Halong Bay e Mekong
A população de Monsanto devia fazer um apelo para a Marafona entrar nas políticas de incentivo à natalidade. Porque dizem que tem eficácia e, por outro lado, também garantir a sua continuidade.
Relativamente próximo de Mangualde passa a A25, com muito trânsito para Espanha, mas há mil anos era mais ou menos assim: “vamos pernoitar na estalagem da Raposeira, encontramos os que vêm no outro caminho, de Viseu, toma-se banho de água quente e fria e, depois, seguimos para Mérida”.
A Anta Grande do Zambujeiro, em Évora, é uma das maiores da Europa e a maior na Península Ibérica, com 50 metros de diâmetro. Impressiona como a conseguiram erguer há 6 mil anos.
A Casa-Estúdio Carlos Relvas é um espaço fantástico dedicado à fotografia. No entanto, não deixam fotografar. Colocam imensas reservas ao uso das imagens mas nem sequer tem estado a funcionar o banco de imagens. Por fim, se quiser falar com alguém para esclarecer todas estas dúvidas, só por escrito.
A Aldeia Presépio perdeu algum do seu encanto porque as ruas estão cheias de visitantes. O espírito de uma aldeia isolada, histórica, inserida num belo contexto paisagístico na serra do Açor foi fortemente condicionado por hordas de turistas.
Em Portugal, temos poucos lugares com uma dispersão tão grande de locais sagrados e durante um período tão longo como na Ribeira de Lucefécit, no concelho do Alandroal.