Anda-se à vontade, por um grande espaço verde e podemos contemplar o Tejo ou procurar as 11 esculturas de grandes dimensões que estão dispersas pelo Parque de Escultura Contemporânea Almourol.
As esculturas são de reputados artistas nacionais contemporâneos. Incluem-se obras de José Pedro Croft, Pedro Cabrita Reis e Joana Vasconcelos, entre outros, produzidas nos últimos 50 anos.
Devido às dimensões e aos materiais utilizados, algumas destas esculturas são usadas pelas pessoas. Para andar, sentar... Algumas delas foram mesmo produzidas com esta finalidade, provocar uma interação com os visitantes.
Trata-se de um projeto único em Portugal e está inserido nos sete hectares do Barquinha Parque, um espaço mais amplo, inaugurado em 2005 e muito procurado pelos residentes de Vila Nova da Barquinha.
O Tejo é um dos elementos que confere maior beleza paisagística ao conjunto mas há ainda centenas de árvores e riachos que enriquecem o espaço e o agradável passeio ribeirinho, em particular ao final da tarde de um dia de verão.
Há zonas utilizadas pelas famílias para descanso, refeições, caminhadas e também equipamentos desportivos, espaços lúdicos para as crianças e cafetaria.
O Barquinha Parque foi distinguido no Prémio Nacional de Arquitetura Paisagista 2007, na categoria “Espaços Exteriores de Uso Público”.
Escultura contemporânea ao lado do Tejo faz parte do podcast semanal da Antena1 Vou Ali e Já Venho e pode ouvir aqui.
A emissão deste episódio, Escultura contemporânea ao lado do Tejo, pode ouvir aqui.
Comentários