Jornalistas, migrantes e viajantes eclécticos – gostamos de descobrir. De somar histórias, memórias, amizades ou simples encontros que deixam marca. As viagens têm alma.
Quem circula na estrada que liga o Porto Novo a Póvoa de Penafirme, no concelho de Torres Vedras, muito próximo da praia de Santa Rita, depara-se com ruínas de uma construção em pedra que está a ser "engolida" por dunas.
O Jardim Horto de Camões tem uma profunda relação com a epopeia dos Descobrimentos e, por outro lado, a visita ganha mais atratividade, devido à localização fantástica na foz do rio Zêzere com o Tejo, em Constância.
Na estrada que se despede de Meimão a caminho do Sabugal, na serra da Malcata, temos uma das paisagens mais bonitas da Beira Baixa. Do miradouro Nossa Senhora do Pilar vemos a aldeia rodeada de duas lagoas enormes. É a albufeira da barragem da Meimoa que pinta de azul a mancha verde da serra.
A partir de setembro vamos pagar a taxa turística em mais municípios, duplica o valor em Lisboa e outros concelhos preparam-se para taxar as dormidas até ao final do ano. Todos pagamos. Em turismo ou trabalho, poucas são as exceções.
A praia fluvial Olhos de Água tem um excelente enquadramento natural com amplas zonas verdes. Fica a seguir à nascente do rio Alviela. Prepare-se, a água é fria. Num edifício vizinho, no Centro de Ciência Viva do Alviela, descobre que está em cima de um dos maiores reservatórios de água doce em Port
A praia fluvial de Fontes é um recanto acolhedor na albufeira da barragem de Castelo de Bode e com um excelente enquadramento natural. Sente-se a tranquilidade do enorme lago e a sedução da ilha do Lombo, mesmo à nossa frente.
É um miradouro com uma vista deslumbrante. Para um enorme espelho de água, com muitos braços de rio, que tornam o Zêzere labiríntico. Todo o cenário é envolvido pelo verde das florestas que cobrem as serras. É dos miradouros mais interessantes nesta região.
A praia fluvial da Ribeira Grande faz esquecer que estamos no centro da vila da Sertã. A envolvência natural, a serenidade e o longo relvado ao lado da ribeira transportam-nos para um ambiente campestre. Convidativo para se passar umas horas ou um dia a alternar entre a praia fluvial e as piscinas a
É um passeio para toda a família. Fácil de percorrer, com muita sombra e beleza natural. A caminhada pode ser complementada com uma ida à praia do Alamal ou no caminho baloiçar e ver a paisagem preenchida pelo rio Tejo.
O património histórico associado a uma bela vista de Setúbal e da baía do Sado até Troia são motivos mais que suficientes para uma escapadela ao Forte de São Filipe.
Na serra da Lousã temos dois pontos altos que são irmãos gémeos. Trevim e Santo António da Neve. Praticamente à mesma altura, não muito distantes, mas com um vale profundo a separá-los e também a intervenção humana.
A praia fluvial de Meimão é vizinha da Reserva da Serra da Malcata e está numa zona isolada e envolvida pela Natureza. A zona de lazer tem vários equipamentos de apoio, bons acessos rodoviários e aproveita a albufeira da barragem de Meimoa.
Tem tudo para dar certo. Habitualmente a água é fresca, uma bonita envolvente natural e muito espaço para relaxar. Na área ajardinada ou no areal. Um conjunto de atributos que nos ajuda a usufruir de uma tarde agradável com amigos ou família.
Ao final da tarde, o corpo relaxa numa piscina oceânica com água amena e brilhante em tons laranja, outras vezes dourados. O pôr-do-sol inesquecível na baía dos Anjos, ilha de Santa Maria.
A praia Formosa funde duas caraterísticas de santa Maria: a ilha do sol e dos festivais de música. O mais antigo a nível nacional, o Festival Maré de Agosto, decorre entre os dias 22 e 24. O palco fica a 20 metros da praia.
A piscina natural alimenta-se da água de uma ribeira e é filtrada pelo mar quando a rebentação das ondas também vai “nadar” na piscina. Faz parte de um dos mais bonitos e afamados postais ilustrados da região de Sintra: Azenhas do Mar.
Na piscina oceânica da Maia, na ilha de Santa Maria, temos a sensação de estarmos dentro do oceano, mas o fascínio é a perspetiva da linha do mar para o deslumbrante Farol de Gonçalo Velho.
O forte de São João Baptista está implantado sobre um ilhéu no meio do mar e funciona como um excelente miradouro. A fortaleza é visitável, o acesso por terra é por uma ponte de arcos, muito estreita. Formam um conjunto mágico com o forte.
Na praia de São Lourenço, em Santa Maria, tomamos banho na baía e deslumbramo-nos com a beleza que nos rodeia. A temperatura da água é agradável, a praia é uma piscina natural, mas o que mais nos retém é o encanto da área envolvente.
A Palhota tem cerca de duas dezenas de casas com a traça da arquitetura avieira. A maioria são palafitas. Fica no concelho de Cartaxo e é uma das mais bonitas aldeias avieiras.
A praia fluvial do Poço de Corga tem um magnífico enquadramento natural, rodeada de silêncio e de uma ampla zona verde. Fica numa zona com reduzida intervenção turística na serra da Lousã, a caminho do Coentral e, ao alto da encosta, a Santo António da Neve.