Jornalistas, migrantes e viajantes eclécticos – gostamos de descobrir. De somar histórias, memórias, amizades ou simples encontros que deixam marca. As viagens têm alma.
O Santuário de Nossa Senhora da Lapa é um dos mais antigos em Portugal, tem 520 anos e causa algum deslumbramento devido à monumentalidade no meio de uma zona rural, no alto da serra onde nasce o rio Vouga, no concelho de Sernancelhe.
Em muitas regiões do interior de Portugal, uma boa opção para refrescar é um mergulho numa praia fluvial. Em viagem é sedutor dar um mergulho ou, no mínimo, molhar os pés. Aqui estão mais de 20 sugestões.
O Covão do Boi e o santuário da Senhora da Estrela são uma surpresa para muitos visitantes da serra da Estrela. A romaria anual é no segundo domingo do mês de Agosto e, desta vez, a escultura no meio das rochas não passa despercebida.
A praia fluvial de Foz do Sabor, no concelho de Torre de Moncorvo, tem tudo para um dia bem passado. Água fresca, sombra, comida tradicional e uma bela paisagem.
Uma praia fluvial sossegada, nesta altura do ano, não é fácil de encontrar. Uma boa oportunidade de se conseguir esse ambiente acolhedor é na praia fluvial de Bostelim, no concelho de Vila de Rei.
É uma das maiores e mais bonitas praias que nos oferece o rio Côa. Numa extensão de várias centenas de metros, o rio espraia-se numa área plana entre zonas ajardinadas.
A praia fluvial da Senhora da Piedade reúne um conjunto de atributos notáveis. Está protegida pela fé, do santuário da Senhora da Piedade, tem ainda a proteção das armas, do castelo que vigia o vale, e também está abrigada pelas encostas da bonita serra da Lousã.
A praia fluvial de Fontes é um recanto acolhedor na albufeira da barragem de Castelo de Bode e com um excelente enquadramento natural. Sente-se a tranquilidade do enorme lago e a sedução da ilha do Lombo, mesmo à nossa frente.
A Praia Fluvial do Pego das Cancelas é uma pérola escondida no concelho de Vila de Rei. A ribeira de Isna, num vale profundo e isolado, descreve um pequeno meandro completamente rodeado de árvores. Um ambiente muito acolhedor em que somos embalados por uma profunda harmonia.
A praia fluvial de Meimão é vizinha da Reserva da Serra da Malcata e está numa zona isolada e envolvida pela Natureza. A zona de lazer tem vários equipamentos de apoio, bons acessos rodoviários e aproveita a albufeira da barragem de Meimoa.
A Ponta dos Corvos é excelente para visitar em qualquer altura do ano. Praia, caminhadas, pesca, sentar numa esplanada e contemplar a baía... ou o inesquecível pôr do sol.
A praia fluvial da Ribeira Grande faz esquecer que estamos no centro da vila da Sertã. A envolvência natural, a serenidade e o longo relvado ao lado da ribeira transportam-nos para um ambiente campestre. Convidativo para se passar umas horas ou um dia a alternar entre a praia fluvial e as piscinas a
A praia fluvial da Portagem está quase na fronteira com Espanha, num dos principais acessos ao Parque Natural da Serra de São Mamede e com vista para a fortaleza de Marvão. Num vale por onde passa o rio Sever e tem muitas zonas verdes.
Primeiro regista-se o aroma da hortelã. Depois o sabor da carne de cabra. A avaliação é muito pessoal, no entanto, há um traço comum: o sabor não se esquece devido à sua particularidade. Na Sertã começa hoje o Festival do Maranho e termina domingo.
Camões tem agora muito com que se entreter. A estátua de Lagoa Henriques, próximo do miradouro do Zêzere, contempla agora a nova praia fluvial de Constância que no verão junta muita gente.
A praia fluvial do Clube Náutico de Avis voltou a ter bandeira azul e é um oásis nesta zona do Alto Alentejo onde há poucas zonas de lazer junto a recursos hídricos.
A lenda diz que a rainha costumava tomar banho na piscina natural debaixo da cascata e, por isso, ficou com o nome de Pego da Rainha. É merecido. O lugar é um privilégio da natureza.