Jornalistas, migrantes e viajantes eclécticos – gostamos de descobrir. De somar histórias, memórias, amizades ou simples encontros que deixam marca. As viagens têm alma.
A praia fluvial de Barcelinhos está numa zona urbana. Ao longe, ouve-se música que dá mais beleza ao bonito enquadramento do rio Cávado a caminho da ponte medieval.
A praia fluvial Couca Cerejeira é um refúgio nesta zona do concelho de Proença-a-Nova, já vizinha do de Castelo Branco. É um lugar muito calmo, aproveita uma zona onde a ribeira do Alvito se espraia e tem um areal.
No verão quente do Alto Minho e para quem visita o Parque Nacional Peneda-Gerês, uma excelente alternativa para nos refrescarmos, e que dá para escolher, são os poços na zona do Soajo. Piscinas naturais, obra da erosão dos rios nas rochas, e que formam lugares idílicos.
A praia fluvial de Alqueva é aconchegante, serena e com um excelente enquadramento natural. A zona de lazer é ampla e a praia é bonita e refrescante até ao pôr do sol.
A praia fluvial de Amieira tem mais de meio quilómetro de areal. Uma parte é relvada para dar mais conforto e frescura a um oásis na maior praia fluvial na albufeira da barragem de Alqueva.
A praia fluvial de Mourão está situada numa ilha pequena e com um bonito enquadramento natural. Um "mar" de água da albufeira do Alqueva rodeia a ilhota que através de um areal se estende até à água e à piscina flutuante.
A praia Fluvial de Monsaraz tem um ambiente muito próprio, quase único. A água da albufeira do Alqueva tem uma temperatura agradável, parece uma enorme piscina. No areal, podemos ficar à sombra de uma azinheira ou na relva e observar várias aves que percorrem o grande lago entre pequenas ilhas isola
A Reserva Natural do Cavalo Sorraia, próximo de Alpiarça, é um espaço para toda a família. Tem um excelente enquadramento natural, lugares de lazer e podemos estar próximos de vários animais. Em especial o Cavalo Sorraia, uma espécie em risco de extinção.
A cascata da Portela do Homem, no Gerês, transporta-nos para uma atmosfera de grande serenidade. Envolvida pela Mata da Albergaria, a sucessão de quedas de água ganha maior beleza quando o rio Homem forma uma pequena piscina natural entre rochas muito altas.
Faz este mês dois anos que foram inaugurados os passadiços de Agroal. Acompanham o rio Nabão, num ambiente muito calmo, e permitem o acesso à bonita praia fluvial onde a agitação é maior.
A adrenalina exprime-se logo no início do percurso. Numa encosta íngreme, dois homens, designados de carreiros, correm e empurram o carro de vime que ganha velocidade ao longo da descida. Pequenos gritos de entusiasmo são seguidos de respiração expectante, no final da rampa, na primeira de muitas cu
É uma caminhada deslumbrante. Sempre nas ravinas a acompanhar o mar e com vistas incríveis. São 6km, entre as praias da Marinha e de Vale Centeanes, no concelho de Lagoa, Algarve.
Há uma imagem de Azenhas do Mar que corre mundo: a aldeia protegida por uma enorme falésia e o branco das casas a desenhar linhas suaves que descem até ao mar. De forma graciosa, mais bonita ainda ao pôr do sol e ao anoitecer.
A ponte de Ervedal terá pouco mais de uma centena de metros de extensão e permite a passagem sobre um braço da albufeira de Maranhão. Dizem que é uma miniatura da ponte 25 de Abril. Não é bem assim, mas na verdade é muito parecida.
A Estrela é uma das mais bonitas aldeias ribeirinhas da albufeira do Alqueva, o Grande Lago. Quando da época das chuvas a Estrela é uma língua de terra rodeada de água. Com o tempo mais quente regressa a agitação e a praia fluvial.
O Soajo é uma das portas de entrada no Parque Nacional Peneda-Gerês. A vila preserva o seu património e um dos ex-líbris é o conjunto de espigueiros sobre uma grande e alta laje granítica.
Os 64 espigueiros de Lindoso formam um conjunto surpreendente e de grande beleza. Estão concentrados numa eira comunitária, no alto de um monte, e acompanhados do castelo. A vista para a barragem, a aldeia e as serras complementam a beleza do engenho humano.
Um passeio a pé ou de bicicleta entre Vila Real de Santo António e Castro Marim, ao lado de sapais e de um dos mais interessantes ecossistemas desta região algarvia onde se destacam aves e salinas. Ao final do dia é o pôr do sol que dá outro encanto à paisagem.
A Ecovia do Lima é um percurso circular de cerca de 70 km, passa por quatro concelhos do Minho e tem a particularidade de ser quase sempre junto às margens do rio. Pode ser feito a pé ou de bicicleta e é deslumbrante em algumas épocas do ano.
Um final de tarde sereno e com uma das melhores vistas do estuário do Tejo, da ponte 25 de Abril e de Lisboa. Em Almada, na Casa da Cerca e/ou no elevador panorâmico. Obrigatório ficar até ao pôr do sol.
Fazer uma caminhada no passadiço entre as praias da Barra e da Costa Nova é um passeio agradável em qualquer estação do ano. As dunas, a praia, as casas tradicionais da Costa Nova e a vista para o icónico farol da barra são muitos motivos que se juntam a irmos comprar um peixe para o almoço.
Um ginásio ao ar livre, uma praia fluvial no rio Tejo e um longo dique para caminhar. O percurso integra um trilho pedestre de cerca de 10km que percorre alguns dos locais mais relevantes da Chamusca.
O Cais da Vala Real, em Salvaterra de Magos, assinala a parte final da linha de água que vai desaguar no Tejo no bonito Bico da Goiva. É também o registo de uma janela no tempo que remonta às viagens de barco da família real que desembarcavam no cais.