O hotel, que acumulou a maior quantidade de rótulos de whiskies disponíveis na Suécia em 2001, com mais de 500 variedades, tem expandido a sua coleção desde então. Em junho, o hotel conquistou o recorde mundial do Guinness para a maior coleção do mundo de whisky comercialmente disponível.

"O meu pai coleciona e bebe whisky há muitos anos, então a bebida sempre fez parte da minha vida", disse Fredrik Norén, presidente-executivo do hotel, à Travel + Leisure.

O interesse do seu pai pela bebida passou para ele e os dois passaram 20 anos a viajar pelo mundo, para degustar e aprender sobre diferentes as variedades. Hoje, os hóspedes podem desfrutar da coleção que os dois juntaram ao longo dos anos, numa sala do hotel, com assentos de couro e garrafas a revestirem as paredes.

As seleções vão desde variedades da ilha de Islay, na Escócia, a bourbons dos Estados Unidos, até a marca de whisky do próprio hotel, lançada há 11 anos. Um dos favoritos de Norén é o novo whisky Dachi, feito de destilados japoneses e escoceses e armazenado num barril de carvalho húngaro por cinco anos. Segundo Norén, atualmente existem apenas 16 garrafas em todo o mundo.

O hotel também incorpora as variedades de whisky nos pratos do restaurante, regularmente usando-os em molhos e marinadas e trabalha com um fabricante de chocolate local para criar chocolates com whisky para os hóspedes.

Embora já seja a maior do mundo, a coleção continua a crescer de dia para dia e está em constante mudança.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.