O uísque, conhecido pelos escoceses como “a água da vida”, é produzido em mais de 120 destilarias em toda a Escócia, com cada uma a produzir sabores únicos.

Estas destilarias são divididas em 5 principais regiões produtoras de uísque - Speyside, Islay, Campbeltown, Highland e Lowland - e uma visita a qualquer uma delas representa uma forma memorável de celebrar o mês do whisky escocês em grande estilo.

Alternativamente, existem inúmeros eventos e festivais com temas alusivos ao uísque que podem agradar também as papilas gustativas.

AS DESTILARIAS

Cada uma das cinco regiões produtoras de uísque tem inúmeras destilarias para explorar - e para dar um gole - enquanto aprecia também as paisagens espetaculares do interior da Escócia.

escocia uisque
créditos: VisitBritain

Speyside

Com 50 destilarias, a maioria de qualquer uma das 5 regiões, Speyside é famosa pelos seus finíssimos uísques de malte. Esta é a parte mais seca e mais quente da Escócia, localizada entre as Terras Altas a oeste, as quintas de Aberdeenshire a leste e a beleza do Parque Nacional de Cairngorms a norte. As condições são perfeitas para o cultivo da cevada, enquanto a água da montanha ajuda a produzir alguns dos uísques de malte mais apreciados. Para celebrar o mês do uísque escocês, não perca a mundialmente famosa Malt Whisky Trail, que inclui 7 destilarias, a única cooperativa britânica, a Speyside Cooperage, e a destilaria histórica Dallas Dhu.

Islay

Uma pequena ilha perto da costa oeste da Escócia, Islay tem 9 destilarias que produzem um delicioso uísque escocês single malt. Também é lar de uma das mais antigas destilarias do país. Como a ilha é coberta de turfa, ela é colhida e usada no processo de destilação para criar uísques com sabores característicos, oleosos e defumados.

Islay
Islay créditos: Pixabay

Lowland

Espere tons mais claros de uísque na região Lowland que reflete as paisagens onduladas do sul da Escócia. O mais acessível das regiões de uísque, devido às suas rotas de viagem para Edimburgo e Glasgow, é também o lar de uma série de novas destilarias.

Campbeltown

Campbeltown pode ser a menor região produtora de uísque da Escócia, mas a qualidade dos únicos maltes criados nas suas 3 destilarias, que é considerada uma região por si só, é o seu ponto mais forte. Com a localização costeira da região (a espetacular e remota Península de Kintyre, a oeste de Argyll) a seu favor, as destilarias de Springbank, Glengyle e Glen Scotia produzem sabores distintos que já conquistaram o público mundial.

Highlands

Cobrindo uma vasta extensão da Escócia, a região de whisky das Terras Altas acolhe 47 destilarias, a mais antiga e famosa das quais é Glenturret, que detém a Famous Grouse Experience.

Highlands
Highlands créditos: Pixabay

OS FESTIVAIS

No topo de uma visita a uma destilaria durante o mês do uísque escocês, por que não visitar um dos muitos festivais de uísque que acontecem ao longo de maio? O Dia Mundial do Whisky também será no dia 18 de maio, e haverá uma diversidade de eventos nas destilarias da Escócia, bem como em bares e restaurantes.

Spirit of Speyside Whisky Festival - 1 a 6 de maio

Descubra a rica história do uísque em Speyside durante o festival, repleto de passeios pelos bastidores das destilarias, experiências sensoriais, caminhadas, eventos musicais e uma variedade de artes e ofícios. Embarque num passeio de uísque de comboio ou 4x4, desfrute de deliciosos acompanhamentos de comidas e uísques e explore muitas das destilarias mais icónicas da região.

Stirling Whisky Festival - 10 a 12 de maio

Na noite de degustação exclusiva na Destilaria Stirling na sexta-feira, 10 de maio, o festival irá mostrar seis dos seus single malts, com um prato de comida diferente para cada um, para proporcionar o acompanhamento perfeito.

Maio é o mês do uísque na Escócia. Saiba como pode celebrar juntamente com os escoceses
Feis Ile, The Islay Festival of Music & Malt créditos: VisitBritain

Highland Whisky Festival - 10 a 17 de maio

Além de degustações e passeios exclusivos, uma série de eventos também serão realizados nas destilarias de Balblair, Glenmorangie, Old Pulteney, Clynelish, The Dalmore, Wolfburn, Tomatin e The Singleton of Glen Ord.

Edimburgo Whiskey Stramash - 18 a 19 de maio

Espere sessões de degustação peculiares e cerca de 200 uísques do mundo inteiro.

Feis Ile, The Islay Festival of Music & Malt - 24 de maio a 1 de junho

O festival é uma oportunidade para visitar as destilarias da ilha, enquanto descobre o seu caráter distinto.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.