Um bom livro não pode faltar na mochila ou saco de praia. Pedimos a alguns dos nossos viajantes que partilhassem connosco uma leitura que esperam ter à mão nas próximas semanas.
O forte de São João Baptista está implantado sobre um ilhéu no meio do mar e funciona como um excelente miradouro. A fortaleza é visitável, o acesso por terra é por uma ponte de arcos, muito estreita. Formam um conjunto mágico com o forte.
Na praia de São Lourenço, em Santa Maria, tomamos banho na baía e deslumbramo-nos com a beleza que nos rodeia. A temperatura da água é agradável, a praia é uma piscina natural, mas o que mais nos retém é o encanto da área envolvente.
A Palhota tem cerca de duas dezenas de casas com a traça da arquitetura avieira. A maioria são palafitas. Fica no concelho de Cartaxo e é uma das mais bonitas aldeias avieiras.
As 50 melhores praias de Portugal, de norte a sul, passando pelas ilhas, neste guia definitivo para o verão de 2024. Ainda vai a tempo de conhecer algumas destas praias espetaculares.
A praia fluvial do Poço de Corga tem um magnífico enquadramento natural, rodeada de silêncio e de uma ampla zona verde. Fica numa zona com reduzida intervenção turística na serra da Lousã, a caminho do Coentral e, ao alto da encosta, a Santo António da Neve.
É um passeio agradável, fácil e relaxante. Caminhar no meio da natureza, em particular junto à ria de Alvor. Pelos sapais, entre pequenas lagoas e com sinais de uma enorme biodiversidade.
A praia fluvial fica mesmo ao lado de Rapoula do Côa e o ambiente muda radicalmente. O espaço urbano, com as casas típicas da Beira, é substituído por um universo natural onde domina o rio Côa que se aproxima ladeado de filas de árvores.
Nos dias quentes de verão, não há nada melhor do que desfrutar de uma bebida numa esplanada e, no Porto, existem muitas opções para aproveitar o bom tempo.
É uma caminhada deslumbrante. Sempre nas ravinas a acompanhar o mar e com vistas incríveis. São 6km, entre as praias da Marinha e de Vale Centeanes, no concelho de Lagoa, Algarve.
Água fresca, límpida, a correr no meio de um vale coberto de árvores e onde nos isolamos no meio da natureza. É assim o Poço das Caldeiras. É uma das lagoas naturais no rio Vez. Fica próximo de Loureda, no concelho de Arcos de Valdevez, num dos extremos do passadiço das Lagoas do Vez.
Fazer uma caminhada no passadiço entre as praias da Barra e da Costa Nova é um passeio agradável em qualquer estação do ano. As dunas, a praia, as casas tradicionais da Costa Nova e a vista para o icónico farol da barra são muitos motivos que se juntam a irmos comprar um peixe para o almoço.
Do programa consta uma visita ao interior do museu, a inauguração de uma estátua de Aristides de Sousa Mendes, um almoço nos jardins da Casa do Passal e, ao final do dia, no Centro Cultural de Carregal do Sal, o espetáculo “Aristides – O Concerto”.
É uma tradição ancestral que ainda hoje pode ser vista na Serra da Estrela: a transumância, deslocação sazonal de rebanhos guiados pelos seus pastores à procura de melhores pastos.
Um oásis na "terra quente" transmontana. Na praia fluvial da Congida refrescamo-nos no rio Douro, descansamos à sombra num relvado, descobrimos de barco o rio e podemos saborear peixes do rio. E a água não é fria e é calma. Temos tudo.
Considerada a capital equestre de Portugal, a Golegã é uma cidade tranquila, no coração do Ribatejo, onde o tempo passa devagar como quem deseja ficar. É um lugar cheio de tradições, muito conhecida pela Feira Internacional do Cavalo Lusitano, mas tem outros pontos de interesse insuspeitos, como a C
A praia fluvial de Foz do Sabor, no concelho de Torre de Moncorvo, tem tudo para um dia bem passado. Água fresca, sombra, comida tradicional e uma bela paisagem.
Nos dias de calor intenso de verão, a praia fluvial de Fróia é um oásis nesta zona de Proença-a-Nova. Num ambiente quente e seco, típico do interior de Portugal continental, saltar para a água da ribeira é absolutamente refrescante. Mergulhei a meio da tarde e “um novo dia” começou.