O património histórico associado a uma bela vista de Setúbal e da baía do Sado até Troia são motivos mais que suficientes para uma escapadela ao Forte de São Filipe.
Se pensa que para encontrar uma ilha paradisíaca com águas transparentes e paisagens de cortar a respiração precisa sair de Portugal, engana-se redondamente.
Na serra da Lousã temos dois pontos altos que são irmãos gémeos. Trevim e Santo António da Neve. Praticamente à mesma altura, não muito distantes, mas com um vale profundo a separá-los e também a intervenção humana.
A praia fluvial de Meimão é vizinha da Reserva da Serra da Malcata e está numa zona isolada e envolvida pela Natureza. A zona de lazer tem vários equipamentos de apoio, bons acessos rodoviários e aproveita a albufeira da barragem de Meimoa.
Tem tudo para dar certo. Habitualmente a água é fresca, uma bonita envolvente natural e muito espaço para relaxar. Na área ajardinada ou no areal. Um conjunto de atributos que nos ajuda a usufruir de uma tarde agradável com amigos ou família.
Terra de pescadores e de quintas senhoriais, o concelho do Seixal evoluiu muito ao longo dos tempos, mas a sua ligação ao rio mantém-se forte, como sempre.
Ao final da tarde, o corpo relaxa numa piscina oceânica com água amena e brilhante em tons laranja, outras vezes dourados. O pôr-do-sol inesquecível na baía dos Anjos, ilha de Santa Maria.
A poucos minutos a pé da estação ferroviária de Castelo Branco existe um parque natural urbano para caminhar entre formações geológicas e, com sorte, avistar uma das aves mais coloridas do nosso país.
Santa Maria da Feira veste-se, por estes dias, de um passado histórico e volta ao ano de 1433, para celebrar uma nova edição da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria. O reinado de D. Duarte é o mote deste evento, que decorre até dia 11 de agosto, com um intenso programa medieval.
A praia Formosa funde duas caraterísticas de santa Maria: a ilha do sol e dos festivais de música. O mais antigo a nível nacional, o Festival Maré de Agosto, decorre entre os dias 22 e 24. O palco fica a 20 metros da praia.
A Livraria do Mondego, na verdade não é uma livraria, mas sim um geomonumento que se foi formando ao longo de mais de 400 milhões de anos. Ganhou esse nome porque as altas assentadas de quartzíticos, dispostas quase na vertical, fazem lembrar lombadas de livros arrumados numa estante.
A piscina natural alimenta-se da água de uma ribeira e é filtrada pelo mar quando a rebentação das ondas também vai “nadar” na piscina. Faz parte de um dos mais bonitos e afamados postais ilustrados da região de Sintra: Azenhas do Mar.
Na piscina oceânica da Maia, na ilha de Santa Maria, temos a sensação de estarmos dentro do oceano, mas o fascínio é a perspetiva da linha do mar para o deslumbrante Farol de Gonçalo Velho.
O Daniel é um fotógrafo amador natural de Espanha que se rendeu aos encantos de Portimão, incluindo a forma como as suas praias emolduram o céu noturno.
A Igreja de São Gonçalo de Amarante tem uma história singular. Erguida em homenagem a um santo que não é santo, marcada a balas de canhão e lugar de peregrinação das "encalhadas", é o local mais visitado de Amarante e percebe-se bem porquê.