O Penedo Furado fica localizado no concelho de Vila de Rei, distrito de Castelo Branco. O acesso a esta zona do país é mais fácil através de carro, sendo que a viagem demora cerca de 2h20 do Porto (213 km) e 1h50 (166 km) de Lisboa.

A zona do Penedo Furado é especialmente procurada durante os meses de verão, devido à sua praia fluvial. Dou apenas a nota que as temperaturas na região costumam ser bastante elevadas no verão e a cascata e a praia fluvial podem ter menos volume de água.

Visitar o Penedo é muito mais do que visitar apenas um sítio. A minha recomendação é que estacionem junto à praia fluvial do Penedo Furado. Existem vários lugares disponíveis e a distância entre o estacionamento e a praia é bastante reduzida.

O passadiço do Penedo Furado inicia junto à praia. Este é muito agradável e leva-nos até à cascata do Penedo Furado e ainda ao Miradouro do Penedo Furado e Miradouro das Fragas do Rabadão.

Ao regressarmos até ao ponto de partida (praia fluvial), teremos ainda oportunidade de passar por dois importantes locais: Gruta do Penedo Furado e fóssil da Bicha Pintada.

Praia fluvial

A Praia Fluvial do Penedo Furado é uma das mais belas de Portugal, tendo sido até finalista das 7 Maravilhas de Portugal, na categoria praias. As suas águas são cristalinas e bastantes geladas, sendo a ribeira (que dá lugar à praia fluvial) afluente do rio Zêzere.

A praia fluvial tem uma boa infraestrutura de apoio (cafetaria, chuveiros, WC) e é até vigiada nos meses de verão.

Praia Fluvial do Penedo Furado
Praia Fluvial do Penedo Furado Praia Fluvial do Penedo Furado créditos: A Ticket to Take Off

Passadiço

Os Passadiços do Penedo Furado são um percurso circular com cerca de 1,8 km. O trilho, apesar de curto, vale bem a pena e é muito agradável.

A parte que liga a praia fluvial à cascata do Penedo Furado é plana, tornando-a perfeita mesmo para quem passeia com carrinhos de bebé ou tem mobilidade reduzida. Esta primeira parte do percurso tem apenas 700 metros e percorre-se em cerca de 15 – 20 minutos.

Passadiços do Penedo Furado
Passadiços do Penedo Furado Passadiços do Penedo Furado créditos: A Ticket to Take Off

No entanto, o troço que se segue e que nos permite continuar para além da cascata até aos dois miradouros, é um bocadinho mais puxado. Grande parte deste troço é feito numa escadaria a subir.

Se não tiverem vontade ou possibilidade percorrer a segunda parte do passadiço, podem chegar aos miradouros através de carro, facilitando assim bastante a visita!

Cascatas

Ao longo do Passadiço do Penedo Furado iremos passar na Cascata do Penedo Furado. A cascata pode ter uma dimensão reduzida, mas é também bastante convidativa a mergulhos. Perfeito para quem procura uma alternativa menos concorrida do que a praia fluvial.

Cascata do Penedo Furado
Cascata do Penedo Furado Cascata do Penedo Furado créditos: A Ticket to Take Off

Além disso, após passarmos a cascata principal, podemos continuar pelo passadiço em direção a outra cascata mais escondida.

Miradouros

E para terminar a visita, nada melhor do que dois miradouros com vistas panorâmicas. São eles o Miradouro das Fragas do Rabadão e Miradouro do Penedo Furado. Num dos miradouros, podemos ainda encontrar um baloiço.

Vejam aqui mais informações sobre este passeio.

Artigo originalmente publicado no blogue A Ticket to Take Off