O verão no Porto Santo começa mais cedo e termina mais tarde e, apesar de ser um paraíso português, ainda é um recanto quase secreto, onde é possível desfrutar das melhores férias da sua vida, longe de filas e multidões intermináveis. As ruas estão longe de serem movimentadas e, com um areal de 9 km de extensão, há sempre espaço para estender a toalha. Com águas cristalinas sempre a uma temperatura agradável e com a areia dourada com propriedades terapêuticas e medicinais, a praia do Porto Santo é quase um sonho tornado realidade.

Se nestas férias o único esforço que quer fazer é caminhar do mar para a espreguiçadeira e da espreguiçadeira para a piscina do hotel, este é o destino ideal para a tranquilidade total e absoluta. Para umas férias sem preocupações, pode ficar alojado no Vila Baleira Resort em regime de Tudo Incluído onde além de ter acesso direto á praia - onde pode desfrutar das deliciosas bolas de Berlim - pode desfrutar das piscinas interiores e exteriores e do Spa com diversos tratamentos, que o vão deixar totalmente revigorado.

Se, pelo contrário, acha que ficar o dia todo na praia é uma atividade demasiado aborrecida e quer aproveitar o tempo livre para fazer atividades diferentes e manter-se em movimento, há muito que pode fazer na Ilha Dourada. As águas cristalinas convidam ao mergulho, sendo que é possível ter boa visibilidade até cerca dos 40 metros de profundidade. Os pontos de mergulho mais interessantes são recifes artificiais, em navios afundados. Pode aproveitar também para a prática de  surfwindsurf e Stand Up Paddle.

A cavalo, de bicicleta ou de barco: 10 formas diferentes de descobrir Porto Santo
A cavalo, de bicicleta ou de barco: 10 formas diferentes de descobrir Porto Santo
Ver artigo

Para descobrir mais da ilha pode optar por passeios de barco, fazer caminhadas ou trilhos de bicicleta além dos agradáveis passeios a cavalo, que conquistam até os visitantes inexperientes. Com vários miradouros com vistas de cortar a respiração e locais de interesse geológico como o Pico de Ana Ferreira ou a Fonte da Areia uma visita à ilha está longe de ser uma atividade aborrecida. Do Miradouro da Portela é possível avistar-se a praia do Porto Santo e é um excelente local para ver o pôr do sol, enquanto do Miradouro das Flores é possível apreciar uma das vistas mais deslumbrantes da ilha, com vista para o Ilhéu da Cal sobre o profundo azul do oceano.

Na baía do Zimbralinho, as águas são de um perfeito azul-turquesa que convida ao mergulho, assim como o Porto das Salemas com as piscinas naturais com a água extremamente transparente, num cenário verdadeiramente paradisíaco.

Museu Cardina: A história de Porto Santo reunida pelas mãos de um só homem
Museu Cardina: A história de Porto Santo reunida pelas mãos de um só homem
Ver artigo

Para experiência cultural que lhe permita descobrir mais sobre o passado do Porto Santo, não pode deixar de visitar o Museu Cardina, um verdadeiro guardião da memória da ilha e da vivência de um povo. José Cardina investiu o seu tempo, dinheiro e parte da sua vida a recolher objetos com centenas de anos e que fazem agora parte do espólio do único museu privado da ilha de Porto Santo. A Casa Colombo-Museu do Porto Santo – onde viveu Cristóvão Colombo aquando da sua passagem pela ilha - tem em exposição retratos do famoso navegador e mapas com as diferentes rotas por ele percorridas. No rés-do-chão é possível encontrar a loja e uma sala de exposições temporárias vocacionadas para temas da expansão marítima portuguesa, enquanto no primeiro andar estão três salas temáticas com diferentes exposições.

Percorra a galeria e descubra 27 bons motivos para começar a planear uma viagem para o Porto Santo.

Se um excelente cenário gastronómico é o que pretende para as férias, Porto Santo continua a ser a resposta às suas preces. Numa ilha com excelentes restaurantes que celebram os sabores locais, não pode deixar de conhecer o Restaurante Panorama onde poderá desfrutar de uma refeição extremamente agradável com uma vista deslumbrante sobre a ilha. As lapas, o bolo do caco, o atum e a famosa sopa do Bar João do Cabeço são apenas alguns dos pratos que não pode deixar de experimentar numa passagem pela ilha.

Seja a copo ou ao metro, a poncha da Boutique da Poncha (antigo Rei da Poncha) é a bebida obrigatória e, com tantos sabores, nunca cansa. Comece pela de tangerina e vá variando os sabores, desde o maracujá ao morango passando pelo kiwi, entre vários outros. Quando se sentir corajoso o suficiente, experimente a poncha à pescador, feita com casca de limão esmagada com açúcar, sumo de limão e aguardente de cana. Uma noite perfeita no Porto Santo pode muito bem ser passada assim, com um metro de poncha acompanhado por amendoins e tremoços com conversas que se prolongam pela noite dentro.

No Porto Santo a sensação de segurança é notória. Assim, é possível aproveitar as noites quentes e fazer uma caminhada serena para o hotel sem qualquer receio, apenas desfrutando da brisa noturna.

50 fotos que o vão convencer a viajar para Porto Santo
50 fotos que o vão convencer a viajar para Porto Santo
Ver artigo

A Ilha Dourada é estrondosamente bonita, as pessoas são incrivelmente simpáticas e as opções para passar o tempo são mais do que muitas. Nunca faltará a boa comida, a tranquilidade ou a diversão num pequeno paraíso perdido no Atlântico que tem tudo com que sempre sonhou e que é melhor do que pode imaginar.

Porto Santo é o local ideal para fugir de tudo e ter as férias de verão perfeitas para todos: para quem apenas quer relaxar entre mergulhos na piscina e sestas na espreguiçadeira, para quem pretende fazer atividades diferentes e para quem pretende uma experiência cultural ao descobrir os museus e locais de interesse geológico.

O único defeito de umas férias no Porto Santo é que elas acabam sempre cedo demais.

O SAPO Viagens viajou para Porto Santo a convite do Vila Baleira Resort. 

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.