A Praia dos Três Irmãos é uma baía abrigada entre rochedos, situada na ponta leste do extenso areal de Alvor. Quem conhece, diz que oferece um dos mais bonitos pores-do-sol do Algarve. E um bom ponto de vista da nossa galáxia, como revela a imagem que destacamos nesta edição do Como fiz esta fotografia.

Texto e fotografia por Daniel Tomas

Em Espanha pertenço a uma associação de fotógrafos-caminhantes amadores chamada “Fotosenderos”, cuja actividade, como o próprio nome indica, abrange a fotografia e as caminhadas em todas as suas vertentes. Sendo o início da época mais adequada para fotografar as estrelas, a associação organizou uma viagem a uma zona de Espanha livre de poluição luminosa e com fotógrafos especializados nessa disciplina. Não pude comparecer porque estava em Portimão no início de julho e senti falta dessa experiência.

Com vontade de experimentar este tipo de fotografia, pesquisei equipamentos, aplicações dedicadas a isso, etc. Na verdade, não precisei de nenhum equipamento adicional ao que já possuo: uma câmara reflex (Nikon D7200, munida de uma Lente ultra-angular Tokina 11-16 mm/2.8, um obturador remoto e um tripé).

A Praia dos Três Irmãos foi o local escolhido porque conheço muito bem aquela zona e porque é uma das minhas preferidas. O planeamento foi feito com a ajuda da aplicação "Photopills", que permite simular virtualmente a posição da Via Láctea no céu noturno, com a data e hora que escolher. Sendo a minha primeira tentativa, tirei cerca de 20 a 25 fotos que geralmente não ultrapassavam o máximo de 30 segundos de exposição com a abertura máxima e o ISO variando entre os 800 a 6400 asa — fiz as coisas um pouco às cegas, para ser sincero. A grande dificuldade foi a poluição luminosa que, embora ajudasse a iluminar o primeiro plano (a praia e os rochedos), subtraía a luminosidade emitida pela Via Láctea e tive que trabalhar mais nessa área na hora de revelar a foto bruta.

A fotografia sempre foi um dos meus hobbies preferidos, mas agora com a reforma tornou-se, juntamente com as viagens e as caminhadas, a minha ocupação quase exclusiva. Além da fotografia de paisagem, neste momento gosto muito de fotografia de rua e a próxima coisa que provavelmente farei é fotografia a preto e branco.

Podem ver mais das fotografias do Daniel na sua galeria no Flickr.

Se fazem fotografia de natureza ou viagem, e gostariam de partilhar connosco uma imagem da vossa autoria, contactem-nos pelo sapo.viagens@sapo.pt com o assunto Como fiz esta fotografia