O percurso é de cerca de 800 metros.
Foi intitulado de “Banho de natureza” porque, na verdade, a estrutura de madeira serpenteia uma mata e namora quase sempre a frescura do rio Nabão.
O vale verdejante, com freixos, salgueiros e choupos, oferece-nos uma sombra quase permanente. Andreia e Rita tinham feito de manhã o percurso nos passadiços.
“São muito bonitos. Dos mais bonitos entre os que já visitámos na zona Centro. Está arranjado, com mesas e cadeiras. Está no meio da natureza, entre árvores, com túneis entre a folhagem.”
Espreguiçadeiras incentivam-nos a uma pausa na breve caminhada. Ao lado, temos mesas para um piquenique.
Há ainda informação sobre a fauna e a flora que envolvem o trilho.
Andreia estava com a Rita na praia fluvial, deixaram o carro no Parque Natureza e fizeram o caminho no passadiço. Este foi um dos propósitos da construção da estrutura porque a praia fluvial é muito procurada.
A zona de lazer está envolvida por uma das maiores nascentes do rio Nabão que dá transparência e frescura a uma longa piscina construída nas margens do rio.
“Já estivemos a dar uns mergulhos. A água é muito fria mas é muito agradável. Estava pouca gente e pudemos nadar à vontade. A água é clarinha, sabe bem, é bom.”
A praia fluvial é vigiada na época balnear e este ano, pela sexta vez consecutiva, foi distinguida com Bandeira Azul.
O enquadramento natural é muito bonito. Uma ponte oferece-nos uma perspetiva de conjunto com o rio a ser anunciado entre um arco de ramos de árvores altas e verdejantes.
Uma fila de casas acompanha o rio, algumas estruturas de apoio e o parque de merendas.
Nos dias quentes a praia fluvial é muito procurada. Alguns dizem que terá mesmo propriedades medicinais.
O passadiço e a praia fluvial pertencem à freguesia de Formigais, no concelho de Ourém.
Passadiço e praia fluvial de Agroal numa nascente do rio Nabão faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.
Comentários