A praia fluvial de Canaveias seduz quem passa ao lado, na Nacional2, e decide fazer uma pausa.
É também um encanto para quem tem casa nas proximidades, em Vila Nova do Ceira ou em Góis, que fica a seis quilómetros. É o caso de Beatriz.
Costuma vir aqui de férias e convidou duas amigas a descobrirem esta zona. “Gosto de vir aqui porque está sempre bom tempo no verão e é um sítio calmo, relaxante. Foi por isso que as convidei e também para visitarmos a região que tem coisas bonitas.”
Joana aceitou o convite e estava agradada com a praia de Canaveias. “Tem pouca gente e é um espaço agradável. Tem uma envolvência natural, uma zona de praia com relva e areia, café e campismo.”
Junta-se um parque infantil e uma área com muitas árvores e sombras que é aproveitada para piqueniques.
Na altura da minha visita, era grande o espelho de água. O rio aproximava-se rodeado de árvores e numa delas estava presa uma corda que os miúdos utilizavam para se lançarem para a água.
Dava para ver o leito do rio porque a água era límpida e “não é muito fria, é menos fria do que o mar.”
A água estava sempre a correr e notava-se pelo ecoar da cascata depois do açude.
Podemos acompanhar o rio Ceira antes da praia fluvial através de um percurso pedestre. Uma das possibilidades é mergulhar numa praia fluvial improvisada e natural. Uns metros antes, atravessamos o rio na ponte pedonal suspensa do Lindeiro.
A acompanhar o rio Ceira são várias as praias fluviais na região que podem servir de alternativa. Na vila de Góis, o Cabril do Ceira, depois dos passadiços do cerro da Candosa e, um pouco mais distante, vale a pena descobrir a praia fluvial do Lagar da Ponte Velha na Cabreira.
É muita bonita pela sua beleza natural, pela ponte em pedra e devido à originalidade das construções em xisto onde se guardava a azeitona que depois seguia para o lagar.
Uma pausa na Nacional2 e um mergulho na praia fluvial de Canaveias faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.
Comentários