Se por vezes viajamos para outros países em busca de coisas novas, em outras alturas é mesmo ao lado de casa que damos de caras com locais espetaculares que nos provam que em todo o lado há sempre algo novo a descobrir. Nós somos de Barcelos e desta vez fomos para o concelho vizinho de Esposende e foi lá que descobrimos um percurso recheado de património que adoramos percorrer e que queremos partilhar – o PR4 Trilho das Azenhas de Antas.

Trilho das Azenhas de Antas
Trilho das Azenhas de Antas créditos: Mais pra Lá

O património natural é vasto, desde os pequenos pássaros e aves de rapina que pairam no ar, aos animais mais terrestres como ouriços, coelhos bravos e raposas que também marcam presença neste percurso junto ao Rio Neiva.

Um pouco por todo o caminho passamos por campos de cultivo e vários engenhos como as azenhas que são o motivo principal deste trilho e lhe dão nome. Ali a água já não move a roda e impera o som das águas que descem os açudes e o canto das árvores que vão dançando ao sabor do vento. Que tranquilidade! As azenhas já não servem o seu propósito original e hoje, algumas como alojamentos, abrigam aqueles que pretendem fugir ao ritmo acelerado e que procuram refúgio onde o som da água do rio embala o sono.

Rio Neiva
Rio Neiva créditos: Mais pra Lá

Não tão próximo do rio encontramos, no alto de uma pequena colina, o vigilante e solitário menir de Antas, que resistiu ao tempo e marca a história deste local. Este menir remonta ao período Neolítico Final e o Calcolítico, ou seja, o 3º milénio a.C. ao qual investigadores atribuem carga simbólica, associando-o a ritos de fertilidade praticados pelas comunidades de então. E no sopé dessa colina encontra-se a Igreja Paroquial de Antas, construída em 1879 sobre uma antiga igreja que terá sido erguida em tempos da Reconquista Cristã.

Igreja Paroquial e Menir de Antas
Igreja Paroquial e Menir de Antas créditos: Mais pra Lá

Esta pequena rota com sensivelmente 11 km apresenta um nível de dificuldade reduzida, com um declive bastante suave e com zonas de lazer e de merendas, o que o torna perfeito para um passeio em família.

Parque de merendas
Parque de merendas créditos: Mais pra Lá

Podes ver outros trilhos no concelho de Esposende na nossa galeria de fotos abaixo.

Se quiseres saber mais sobre as nossas viagens podes encontrar as nossas histórias aqui. E já agora, não deixes de seguir as nossas aventuras no Facebook ou Instagram.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.