Que aparelhos utilizar para fotografar debaixo de água?

A Leonor Godinho conta a sua experiência: “costumo fotografar tanto com o telemóvel (iPhone 13 Pro Max) como com a Gopro (Hero 5)”. O que sublinha é muito importante: o facto de a maioria dos telemóveis terem boas lentes e à prova de água. Mas não há bela sem senão: a Leonor alerta para uma capa extra nos telemóveis e Gopro, pois a água salgada pode danificar estes equipamentos. Depois de fotografar no mar, deve-se imediatamente limpar as lentes com água corrente.

A Leonor é a uma simpatia, porque inclui algumas dicas enquanto a entrevisto. Sobre métodos e aparelhos, acrescenta ainda: “decidi comprar um Dome para a Gopro, e foi a melhor compra que fiz nos últimos tempos, porque permite-me tirar fotografias mistas (metade dentro de água e metade fora).” Agora percebemos a mestria das suas fotos no perfil, essas metades que nos deixam de olhos arregalados.

Qual a agenda de viagens para este ano?

Contando os 22 dias de férias oficiais, a Leonor e o marido são uns ginastas de viagens por Portugal e fora (no inverno, procuram destinos no hemisfério mais soalheiro), pois delineiam ao pormenor o calendário para assinalar os feriados e onde os aproveitar.

Sobre a agenda, dicas que nunca é demais relembrar: “se for uma viagem para muito longe e muito tempo, gosto de planear com tempo, pelo menos com 4-6 meses de antecedência, primeiro pelos preços e depois pelas oportunidades que ainda há! Se forem viagens mais perto, muitas vezes são planeadas no próprio mês, tudo depende da altura do ano, dos preços e da disponibilidade de dias que tenho!”

Viajar em casal: vantagens de ter amor e fotógrafo?

Confirma-nos que viajar em casal é “ótimo”. Eu concordo, sobretudo pelo sentido de parceria e de cumplicidade.

Algo se destaca na sua resposta: “podemos criar memórias fantásticas juntos. O Tomás é um marido espetacular, faz-me as vontades todas, bem, às vezes... A paixão pela fotografia é minha, mas mesmo assim ele ajuda-me muito em todo o processo de criação de conteúdo, a maior parte das vezes é ele que me tira as fotografias, eu imagino, explico-lhe exatamente o que quero, preparo a máquina para tal e ele executa na perfeição, sabe interpretar bem todas minhas ideias, conhece-me bem!”

O que mais te surpreendeu em destinos de mar, cá ou lá fora?

A resposta não me surpreendeu: a Tailândia. “É uma viagem que nos envolve com a cultura e as praias são as mais bonitas onde eu já estive, uma mistura de água azul turquesa com montanhas verdes no meio do mar, um verdadeiro paraíso.” Quanto às Maldivas: “sobre as Maldivas não há grande coisa a dizer, é lindo, é perfeito e todo aquele clichê que se diz sobre elas é verdade!” Como concordo contigo, colega viajante!

Sobre as preferências, continua: “o México foi o país onde estive com a água mais quente, é um dos meus destinos preferidos também, pelo simples facto que não fazemos só praia, tem imensa cultura para conhecer e eu adoro isso numa viagem. Poder aproveitar o paraíso, mas poder explorar e conhecer sítios novos, culturas novas é o que realmente me faz feliz!”. Mas, atenção, que no artigo anterior a Leonor já mencionara que Portugal a fascina enquanto destino ávido.

Fazes mergulho?

Fiquei admirada pois a ‘pro’ nas fotografias debaixo de água não mergulha. Confessa: “nunca fiz Mergulho, é algo que tenho na minha bucket list há anos, mas gostava muito de experimentar, dizem que é uma experiência incrível, eu amo o mar portanto acho que vou adorar também! Quando fizer, irei partilhar tudo no Instagram”. E nós vamos estar muito atentos, pois fotos durante o mergulho vão adicionar mais maravilhas à sua galeria.

Um beijinho, do Mundo.