Finalmente cheguei ao topo da Torre dos Clérigos. Acho que os dedos das minhas duas mãos são suficientes para contar as vezes que fui ao Porto durante toda a minha vida. E na grande maioria dessas vezes fui com pouca disponibilidade para passeios. Ou seja, conheço mal a cidade.
Mas se há coisa que sempre ouvi falar no Porto foi da Torre dos Clérigos. O tal ex-libris da cidade que visitei agora pela primeira vez.
É um monumento imponente e incontornável na história da cidade, também muito envolvido na disposição arquitectónica e no ritmo próprio da Invicta.
Confesso que comecei a contar os degraus por várias vezes mas distraí-me, por várias vezes, com a paisagem por isso depois tive de ir pesquisar: são 240 degraus para aceder ao topo da Torre dos Clérigos.
Claro que os mais pequeninos e os carrinhos não sobem a escada em espiral e os 76 metros da torre, mas para os miúdos mais velhos é um excelente programa para gastar energias.
E depois a paisagem 360º graus lá de cima é realmente fantástica. Não deixa ninguém indiferente! E dá para ficar com uma perspectiva geral das várias facetas desta bonita cidade do Norte de Portugal.
A Torre dos Clérigos é a torre sineira que integra a Igreja dos Clérigos e já foi o edifício mais alto de Portugal. De lá de cima eu consegui deslumbrar uma amplitude, uma liberdade especiais.
É de arquitectura barroca, tem mais de 250 anos e obra do mesmo arquitecto - Nicolau Nasoni - que os Obeliscos na entrada do Jardim do Passeio Alegre.
Já funcionou como uma referência à navegação, assim quase como um guia de orientação para os navegadores na entrada da barra do Douro e hoje é um dos monumentos mais visitados da cidade.
O mesmo bilhete de entrada também dá direito a visitar exposições e a Igreja dos Clérigos ali mesmo ao lado.
Muito perto da Torre dos Clérigos está um agradável espaço verde, o Jardim de João Chagas. Que por ser plano, é fácil manter sempre o contacto visual com os mais pequenos, que podem correr e explorar à vontade.
E para retemperar energias, em frente, está a Praça de Lisboa com os originais jardins suspensos, várias lojas e cafés.
Deixo ainda três conselhos úteis para visitarem a Torre dos Clérigos:
1. Levem agasalho
Porque há várias "janelas abertas" e quando menos se espera lá aparece o vento e o frio para nos lembrar que estamos a fazer uma visita em altura.
2. Vão preparados para encolher barrigas
Só existe uma via de acesso (escadas íngremes e estreitas) ou seja durante a subida e a descida temos de ir intercalando entre passar ou dar passagem aos outros visitantes.
3. Saiam quando ouvirem os sinos tocar
À hora certa, tentem não estar lá em cima pois o som é realmente estridente.
Torre dos Clérigos
Rua de São Filipe de Nery
Porto, Portugal
Preço:
• Adulto - 3 euros
Criança (até 10 anos) - gratuito
Comentários