Posto isto, tencionamos, semanalmente, partilhar aqui no SAPO Viagens um resumo do nosso percurso, das aventuras e desafios porque passamos e, ainda, das pessoas que inspiramos.

Road Trip Gap Year é um projecto de vários meses que passa por mais de 90 escolas secundárias pelos 18 distritos e os 2 arquipélagos. No entanto, à nossa responsabilidade ficou apenas o norte e interior de Portugal, que percorreremos ao longo do mês de fevereiro.

A primeira semana começou em Santarém e passou por Ourém, Tomar, Abrantes acabando em Castelo Branco, onde passamos o fim-de-semana para recarregar baterias e conhecer esta cidade do centro de Portugal. Tendo apresentado para mais de 700 jovens no total, esta primeira semana acabou com números, reações e comentários muito bons por parte dos alunos e professores.

Como se avizinhava um mês duro, onde maioritariamente dormiríamos dentro da carrinha da Road Trip Gap Year, apenas partimos de Lisboa segunda-feira de madrugada. Aproveitando assim uma última noite numa cama propriamente dita. Surpreendentemente, viemos a descobrir que na carrinha se dorme muito melhor do que esperávamos, o que nos tranquiliza bastante para o resto do mês.

Começámos pela Escola Secundária Sá da Bandeira, em Santarém, que não só tem uma vista incrível sobre o Ribatejo, como também é uma escola enorme, muito moderna e com condições formidáveis. Uma escola que nos recebeu muito bem, colocando-nos em frente a mais de 80 alunos! A melhor parte foi no fim do dia quando recebemos um comentário no nosso site de uma professora a agradecer a palestra.

Road Trip Gap Year 2019 em Santarém
Road Trip Gap Year 2019 em Santarém créditos: TravelB4Settle

Depois de uma escola onde tudo correu bem, vieram os desafios. Começando por termos ficado sem bateria na carrinha no meio de Santarém, até ao ponto em que chegámos à Escola Secundária de Ourém e termos que angariar alunos para a palestra. Palestra esta que começou com 10 inscrições mas acabou com 100 jovens a assistir e a aplaudir. Nesta escola não tivemos apenas o prazer de inspirar alunos, mas também professores que, no fim, nos proporcionaram uma boa conversa sobre viagens pelo mundo. Missão cumprida!

Mal sabíamos nós que o maior desafio ainda estaria para chegar... Em Tomar, a nossa paragem favorita da semana. Por uma falha de comunicação da escola, poucos ou mesmo nenhum aluno sabia da existência da nossa palestra, e muito menos do conceito que iríamos apresentar. Com ajuda de todos os professores da Escola Secundária Jácome Ratton acabámos a ter a sala mais composta da semana, com 260 alunos. Não só enchemos o auditório da escola, como tivemos um feedback incrível por parte dos alunos e dos professores. Acabámos o dia com mensagens maravilhosas dos estudantes no Instagram da Road Trip a agradecer-nos pela palestra e a mostrarem bastante interesse em realizar um Gap Year. De novo, missão cumprida!

E como tudo o que começa mal, acaba bem, acabámos o dia a explorar o castelo de Tomar (um dos castelos mais bonitos que conhecemos) com alguns dos miúdos da escola.

Road Trip Gap Year 2019 em Tomar
Road Trip Gap Year 2019 em Tomar créditos: TravelB4Settle

Seguimos para Abrantes, uma cidade que desconhecíamos até então, para a Escola Secundária Solano de Abreu. Por mérito da responsável (que por acaso era familiar de um membro da associação Gap Year Portugal) falámos para outro auditório cheio, com mais de 180 alunos. Desta vez, até tivemos que recorrer ao uso de microfone. Sabemos que todos ouviram bem, pois mais uma vez as mensagens foram muito positivas.

Faltava-nos então o último destino da semana, Castelo Branco. Aqui, de onde ainda lhe escrevemos, encontrámos uma plateia mais tímida na Escola Secundária Nuno Álvares, mas também mais imaginativa. A verdade é que alguns alunos desta escola, no preenchimento de dados para o nosso concurso diário para receber uma sweat do MOCHE, auto intitularam-se de personagens como ‘’Eça Queirós’’, ‘’Fernando Pessoa’’, etc. Lá acabou o Eça de Queirós a receber uma sweat no fim da palestra enquanto nós dávamos por fim uma semana muito cansativa, mas muito recompensadora.

Acabámos por passar o fim-de-semana por Castelo Branco a descansar e a rever velhos amigos. Quem diria… A Road Trip Gap Year só nos proporciona momentos muito especiais. E nós cá estaremos para a semana a partilhá-los consigo.

Travelb4Settle em Castelo Branco
Travelb4Settle em Castelo Branco créditos: TravelB4Settle

Até lá acompanhe-nos em TravelB4Settle e/ou Road Trip Gap Year.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.