Foto: Road trip Gap Year 2018 na ilha das Flores, Açores. Créditos: Fernando Vaz

A missão desta associação é chegar ao maior número de estudantes dentro e fora das metrópoles, para que todos tenham a oportunidade de conhecer o gap year - que tantas vidas muda e que pode criar uma geração mais consciente, capaz e segura das suas decisões.

Mas que conceito é esse? De forma geral, o gap year é um período de rutura, um intervalo no percurso dito ‘’normal’’. Durante este período é suposto que o gapper (pessoa que faz um gap year) saia da sua zona de conforto, que faça coisas que não faz no seu dia-a-dia, que se exponha a novas experiências e desafios tais como viajar, fazer voluntariado, aprender línguas, fazer estágios ou mesmo experimentar cursos ou trabalhar. É um período que o gapper dedica a si próprio, com a principal intenção de crescer, se desenvolver e que seja feita uma reflexão mais ponderada e consciente do caminho a seguir.

O momento de tomar uma decisão sobre o futuro, quer no fim do secundário, quer mais tarde é um problema para muitos dos jovens hoje em dia. Muitos não sabem que curso seguir ou o que fazer depois do secundário ou faculdade, e outros tantos acabam por se precipitar em escolhas que mais tarde se vão arrepender. Um estudo recente da DGEEC indica que 29% dos alunos acabam por desistir logo no primeiro ano do ensino superior. Este projeto pretende mostrar a todos estes jovens que não se ter a certeza de que caminho seguir é normal e que decisões não têm de ser tomadas à pressa.

"Traçar o futuro é difícil e por isso não deve ser à pressa!" – Gap Year Portugal

Gap Year
Road Trip Gap Year 2019 em Santarém créditos: TravelB4Settle

O objectivo da Gap Year Portugal é não só levar o conceito às escolas, mas também mostrar a todos os alunos como planear um gap year, disponibilizando todas as ferramentas e acompanhamento personalizado. Os alunos podem contar com todo o apoio por parte da associação gratuitamente e com uma grande dose de inspiração durante a apresentação.

A melhor forma de mostrar que um gap year é possível e que está ao alcance de qualquer um é ouvi-lo por parte de alguém que já o fez. Por essa razão, a equipa de palestrantes é composta por vários gappers com histórias e percursos diferentes, mas com algo em comum - um gap year que nos mudou a vida, que nos tornou pessoas melhores, e que nos levou a tomar decisões mais conscientes para o nosso futuro.

Referimos "nós", pois nós, Matilde e Miguel, este ano fazemos parte da equipa de palestrantes da Road Trip Gap Year. Andaremos pelo Norte de Portugal durante o mês de fevereiro, percorrendo 25 escolas e partilhando todas as histórias e lições do nosso gap year o ano passado pelo Sudeste Asiático. Contamos inspirar milhares de estudantes nas próximas semanas e partilharemos o nosso dia-a-dia em cada escola no nosso Instagram e no Instagram da Road Trip Gap Year.

Gap Year
Road Trip Gap Year 2019 em Tomar créditos: TravelB4Settle

Vemo-nos na estrada, algures por Portugal. Ou então aqui no SAPO Viagens em breve, onde partilharemos todas as peripécias da nossa primeira semana neste novo projeto.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.