A Mag Rodrigues é fotógrafa profissional residente em Lisboa. Desde 2018 que desenvolve trabalhos fotográficos, contando com exposições e publicações nacionais e internacionais. Pedimos-lhe que nos falasse sobre uma das suas séries fotográficas que mais impressionaram os seus seguidores nas redes sociais, em que captura desconhecidos de mãos dadas no Metro de Lisboa.

Trabalho em Fotografia Documental e de Autor. Interesso-me e tenho trabalhado temáticas sobre minorias, comunidades invisíveis e/ou segregadas. Em 2019, precisei de utilizar o metro de Lisboa mais vezes. Ao fazer as viagens, que duravam um tempo considerável, reparei na gestualidade das pessoas. Mais concretamente, apercebi-me que as mão revelam muita informação. Fiquei espantada com a riqueza desta informação, então comecei a registar.

Detalhes corporais, como duas pessoas a darem as mãos, fornecem pistas sobre quem está ali. Afecto, proximidade, mimo, a idade das pessoas, a cor da pele, se usam ou não adornos - tanta informação sem ser preciso falar, isso interessa-me.

O interessante desta prática, alguém a dar as mãos ou a dar afecto com as mãos, prende-se com a naturalidade. Assim sendo, a partir do momento que chamasse a atenção para a gestualidade, a pessoa ficaria consciente e o momento perder-se-ia. Neste trabalho, não disse às pessoas que as estava a fotografar. Tive em conta a máxima privacidade, não há rostos nem nomes, mas mantive este segredo em prol de ter acesso à verdade daquele gesto.

Quanto à visibilidade que este trabalho está a ter no Threads, está a ser uma descoberta fantástica. Apercebi-me que os posts têm um poder de difusão muito grande; rapidamente são comentados, partilhados, chegam ao feed das pessoas. Entrei nesta rede somente há pouco tempo e sinto que o meu trabalho já chegou a bastante gente e que portas profissionais se abriram.

Podem ver mais do trabalho da Mag na sua página ou na sua conta Threads.