Para mim, recordes como o maior alphorn do mundo, o maior fondue, a maior feijoada ou o maior bolo rei não têm qualquer interesse, mas recordes onde são desafiadas as leis da física e o génio humano é elevado a um patamar inumano, bem, aí a história já é diferente.

Deixo-vos uma lista de alguns dos recordes suíços mais incríveis com a vantagem de todos eles serem de acesso relativamente fácil e com direito a caminhadas e vistas do outro mundo.

1.  Gelmer, o funicular aberto mais inclinado da Europa

Este funicular é uma das atividades mais divertidas da Suíça e vem com o bónus de ter um dos lagos e uma das caminhadas mais bonitas do país. Foi construído em 1926 para transportar material para a construção de uma barragem e, em 2001, foi convertido para efeitos turísticos. Vai dos 1412 metros até aos 1860 com uma inclinação máxima de 106%. A sensação a certa altura é de estar completamente vertical.

2.  Maior elevador exterior da Europa

Chama-se Hammetschwand e com os seus 152.8 metros que sobem até Bürgenstock e a sua forma que faz lembrar um foguetão até custa a crer que já foi construído há mais de 100 anos, entre 1903 e 1906.

Dá para lá chegar fazendo uma das caminhadas mais bonitas da Suíça central, a Felsenweg, que passa por entre túneis e escarpas com vistas para o lago dos 4 cantões.

Hammetschwand
créditos: Mundo Magno

 3. Única ponte suspensa no mundo entre duas montanhas

Só na Suíça para existir uma ponte suspensa entre dois cumes, O Peak Walk Glacier 3000, como o nome indica, a cerca de 3000 metros de altitude, e com vista para vários glaciares e para o Mont Blanc, Matterhorn e Jungfrau é uma daquelas visitas imperdíveis quando se visita o cantão Vaud.

4.  Maior túnel de comboio do mundo  Gotthard rail tunnel

Foi aberto em 2016 e tem 57.09 quilómetros. Para além de ser o túnel ferroviário mais longo é também o que está a maior profundidade, atingindo o ponto mais profundo a 2450 metros, só comparável às minas mais profundas do planeta.

Demora 20 minutos a atravessar pelos 130 a 160 comboios que ali passam diariamente.

5.  O funicular fechado mais inclinado da Europa

Em Stoos, no cantão Schwiz, existe mais um transporte de montanha a figurar entre os recordes mundiais. Com 110% de inclinação, 1740 metros de comprimento e com uma diferença de altitude de 744 metros da base ao topo e um design todo futurista.

Se apanharem este funicular no inverno, podem visitar uma das aldeias mais bonitas e com neve durante grande parte do inverno. No verão têm acesso a algumas das caminhadas mais bonitas.

6.  Maior ponte suspensa do mundo

A ponte suspensa Charles Kuonen, com 494 metros está localizada em Randa, perto de Zermatt.

São cerca de 2:30 horas de caminhada até chegar à ponte e a caminhada começa ao pé da estação de comboios de Randa (GPS: 46.099879, 7.781555).

7. Primeiro teleférico rotativo do mundo

Fica no Mt Titlis e chama-se Titlis Rotair. Este teleférico leva os visitantes até aos 3,020 metros de altitude rodando 360 graus ao longo dos cinco minutos de duração da viagem de modo a que se tenha uma melhor vista das montanhas e glaciares em volta.

O monte tem neve o ano todo o que o torna um excelente destino para quando no verão se está com saudades de ver neve.

Primeiro teleférico rotativo do mundo
créditos: O Mundo Magno

8. Ponte suspensa a maior altitude no mundo

Esta ponte, conhecida como Titlis cliff walk, também fica no Mt Titlis por isso uma visita a esta montanha dá direito a dois em um.

A ponte de 150 metros de comprimento está a 3041 metros de altitude e está suspensa sobre um vazio de 500 metros.

 Titlis cliff walk
créditos: O Mundo Magno

9. Comboio de cremalheira mais inclinado do mundo

Este comboio de cremalheira faz a viagem de Alpnachstad até à montanha Pilatus desde 1889. Tem uma inclinação de 48% o que o torna o comboio deste género com o percurso mais inclinado do mundo.

10- Primeiro teleférico com um andar descapotável

Quando se pensa que os suíços já não conseguem inventar mais nada em matéria de transporte de montanha surge o   em Stanserhorn, na Suíça central. Durante 2320 metros dá para ir na parte de baixo do teleférico, fechada, ou então na parte de cima, aberta, a apanhar o ar fresco das montanhas.

Cabrio Cable
créditos: O Mundo Magno

11. Jungfraujoch-Top of Europe, a estação de comboios mais alta do mundo

Na verdade, a segunda mais alta também fica na Suíça, em Gornergrat.

Esta visita ao Jungfraujoch-Top é um clássico numa visita ao país mas tentem ir num dia de sol para poderem ter a vista de mais de 100 Km da cordilheira dos Alpes.

2. Maiores escadas do mundo em Niesen

São uns incríveis 11.674 degraus, numa distância de 3,4 quilómetros, com um desnível, do início ao topo, de 1669 metros.

Só dá para as subir a pé uma vez por ano por altura da corrida Treppenlauf Niesen mas no resto do ano dá para vê-las ao longo do funicular que sobe até ao topo da montanha piramidal de Niesen.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.