Apesar do edifício não estar em conformidade com os padrões habituais, foi pensado para ser ecológico, muitas árvores foram plantadas ao seu redor e o estacionamento está cheio de bicicletas. O lugar onde o edifício está localizado é uma área tranquila e os exteriores da casa foram pintados em estilo grafitti, com uma configuração urbana única.

Quando foi construído a população jovem foi a mais receptiva à nova paisagem urbana, assim como os turistas que fizeram da Casa Rizzi um ponto obrigatório. Os habitantes mais velhos muitas vezes reclamavam da "obscenidade" trazida para a sua cidade pacífica, mas com o passar do tempo habituaram-se e, hoje em dia, são os primeiros a dar dicas e indicações aos turistas.

Oficialmente este casa chama-se "Happy Rizzi House" e recebeu este nome em homenagem ao artista James Rizzi, que pintou o edifício. A construção iniciou-se em 2001 no local de uma residência arruinada com o objectivo de salvar o edifício antigo.

Apesar de parecer uma obra quase do acaso, o arquitecto Konrad Kloster demorou vários meses a desenha o projecto, sendo que a planta demorou quase dois anos a ficar pronta.

Foi inicialmente pensada para ser um espaço de escritórios, mas não cumpriu essa função durante muito tempo. Actualmente está vazia e estão a ser feitos estudos para decidir o seu futuro. Há rumores que se poderá transformar num museu ou num restaurante.