Passeio de balão de ar quente
Um dos pontos altos do roteiro pela Capadócia é um passeio de balão de ar quente colorido pelo céu. Os balões partem de manhã cedo para realizar uma excursão pelo céu e contemplar as mundialmente famosas Chaminés de Fada a uma altura de 800 metros. Sem dúvida, uma oportunidade única para aqueles que desfrutam de fotografias e vídeos.
Chaminés de Fada no outono
As Chaminés de Fada, formadas ao longo de milhares de anos, são o que nos vem à mente quando pensamos na Capadócia. Ao longo de milhões de anos, a chuva e o vento moldaram as camadas suaves formadas pela lava e cinzas de vários vulcões, como o Erciyes, o Hasandağ e o Güllüdağ, que deram origem às atuais Chaminés de Fada. Embora esta região seja impressionante durante todo o ano, os melhores meses para visitar e desfrutar desta paisagem perfeita são setembro e outubro. Enquanto a Capadócia se entrega ao outono, o clima ameno tornará a sua viagem mais memorável.
As incríveis cidades subterrâneas
O museu ao ar livre de Göreme, incluído na Lista de Património Mundial da UNESCO em 1985, é um dos atrativos mais importantes da região. Göreme destaca-se pelos seus mosteiros e igrejas do período paleocristão esculpidos nas rochas e decorados com frescos inspirados nos santos mais respeitados. As cidades subterrâneas dos séculos 7-8 a.C. são um dos destaques mais notáveis da Capadócia, permitindo aos visitantes experimentar simultaneamente a magia da natureza, a história e a arquitetura engenhosa dos antigos habitantes da região. Estas cidades subterrâneas, incluindo Kaymaklı, Derinkuyu, Özkonak e Mazı, foram esculpidas em rochas de tufo e todas continham câmaras, corredores, porões, armazéns de alimentos, cozinhas, celeiros, áreas de ventilação e templos, com capacidade para abrigar dezenas de milhares de pessoas ao mesmo tempo.
Outros lugares destacados na região incluem o Castelo de Ortahisar, um dos primeiros assentamentos de múltiplos andares do mundo; o Vale de Devrent, conhecido por sua chaminé de fada em forma de camelo; e as Chaminés de Fada de Üç Güzeller, formadas por três chaminés adjacentes definidas como pai, mãe e filho. Paşabağı, que abriga a chaminé de fada mais famosa, e Mustafapaşa, que foi selecionada como uma das melhores cidades turísticas do mundo pela Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (OMT), também estão entre os "pontos de visita obrigatória" na Capadócia.
Experiências de luxo nos hotéis caverna
Os luxuosos alojamentos em estilo de caverna na Capadócia combinam perfeitamente com a paisagem impressionante da região, proporcionando aos hóspedes uma experiência extraordinária única na vida. Esses hotéis oferecem comodidades modernas com um design místico, além de um ambiente relaxante. Uma excelente opção para aprimorar a estadia neste destino é saborear um copo dos vinhos locais com vistas do pôr do sol. Além disso, você pode começar o dia com um mergulho nas piscinas ao ar livre cercadas por rochas e terminá-lo com uma relaxante massagem no spa.
Uma tradição vinícola enraizada
Explore a Capadócia através do paladar com a sua tradição vinícola que remonta a milhares de anos e prove os deliciosos vinhos da região. Estas excelentes uvas devem o seu sabor único ao solo vulcânico, que enriquece o sabor das famosas uvas da Anatólia, como Öküzgözü, Kalecik Karası, Boğazkere, Narince e Emir. Além disso, durante a sua viagem à região, poderá visitar as adegas que estão abertas durante todo o ano ou participar em provas organizadas por enólogos reconhecidos.
Sabores locais
A Capadócia, lar de uma geografia extraordinária, também abriga uma deliciosa gastronomia. O prato exclusivo da Capadócia, conhecida pela sua cerâmica, é o "kebab em pote de barro" (testi kebabı). Em fornos de barro tradicionais, a carne e os legumes são cozidos lentamente em um pote de barro selado. Outros sabores locais que você deve experimentar incluem o "Nevşehir mantısı" (raviólis de Nevşehir), o "Köftür" (uma delíciaturca feita com polpa de uvas da região), o "Kuru Kaymak" (nata seca), geralmente servida com mel orgânico, e o "Tereyağlı un helvası" (halva de farinha com manteiga).
Comentários