A verdade é que o Tivoli é um parque cheio de charme com mais de 170 anos, mas os ornamentos temáticos (colocados nas épocas da Páscoa, do Halloween e do Natal), aumentam ainda mais a sua beleza.
Quando lá estivemos em outubro, aproveitámos então para visitar esta famosa atração de Copenhaga e apreciar as suas lindas decorações.
Ficámos rendidos com todo aquele ambiente temático que se fazia sentir: os magníficos enfeites, a música, os teatros, as roupas dos funcionários, os doces, as atividades preparadas para a família …
Tudo estava pensado ao mínimo pormenor. As imagens que guardamos dessa visita são sem dúvida, de grande unidade e animação. Foi uma experiência bem divertida.
Porque goste-se ou não da festa do Halloween, no Tivoli é impossível ficar-se indiferente a todos os detalhes e à programação alusiva à festa das abóboras, teias de aranha, bruxas ou vampiros.
O Tivoli é também o parque de diversões mais central que já conheci. Está mesmo no centro da cidade. É só atravessar a enorme passadeira na Bernstorffsgade que liga a Central Station (estação dos comboios) a uma das entradas e já estamos dentro do parque.
Existem outras entradas / saídas e apesar de esta não ser a principal (e a mais majestosa, vá) é sem dúvida a mais prática para quem chega de comboio.
O Tivoli é tão central que de diversos pontos da cidade se conseguem ver alguns dos seus divertimentos mais altos. Lá dentro existem montanhas russas, cafés, restaurantes, lojas, jardins, um lago e um palco para espetáculos e eventos. E uma certeza: há algo para todos os gostos e todas as idades.
Recomendo ficarem até escurecer, pois a iluminação é um espetáculo só por si bastante bonito.
E talvez até por ter tão boa acessibilidade, o Tivoli faz parte da vida social da cidade, sendo que as montanhas russas não são a sua única ou maior atração.
Já estivemos em parques de diversões em que o bilhete tem “tudo incluído”, entrada no espaço e divertimentos. Pois aqui é diferente.
Há a possibilidade de comprar apenas um bilhete de entrada, para quem só quer passear, comer ou assistir aos espetáculos. E depois outro bilhete (o multi-ride) que dá acesso ilimitado a todos os divertimentos.
Mas o que mais me surpreendeu e realmente faz a diferença no Tivoli, em relação a outros parques de diversões, é o charme muito próprio do século passado. É antigo mas está muito bonito e cuidado.
Lá dentro parece que estamos num cenário de filme. As ruas são estreitas, ladeadas por árvores e as construções têm detalhes muito especiais e tradicionais.
E não estranhem se de repente aparecer uma banda, vestida a rigor, a percorrer as ruas e a animar todo o parque.
Diz-se até que foi aqui que o Walt Disney se inspirou para criar os seus grandes e super famosos parques temáticos.
Jardins do Tivoli
Vesterbrogade 3, 1630 København, Dinamarca
http://www.tivoli.dk
Comentários