As regiões costeiras e do litoral de Inglaterra estão interligadas pelo caminho da costa de Inglaterra. Previsto para abrir completamente em 2021 – designado o Ano da Costa Inglesa (Year Of The English Coast) – este será o maior trilho sinalizado do mundo, com quase 5.000 quilómetros de extensão.

Muitas partes do caminho da costa de Inglaterra já estão abertas. De locais tranquilos a paisagens de tirar o fôlego, o trilho passa por castelos históricos, vilas charmosas, colinas e ótimos restaurantes.

Conheça alguns desses lugares

Northumberland

Com os seus castelos imponentes e ilhas costeiras, repleta de vida selvagem, a costa de Northumberland oferece beleza e história em igual escala. Observe as imponentes muralhas do Castelo de Bamburgh erguidas neste local classificado como Área de Incrível Beleza Natural, onde é possível observar raros papagaios-do-mar e focas nas ilhas de Farne e aventurar-se na histórica Ilha Santa de Lindisfarne quando a maré estiver baixa.

Castelo de Bamburgh
Castelo de Bamburgh créditos: Pixabay

Costa Histórica de Durham

Parte da costa histórica, os penhascos de Durham e as suas dunas abrigam uma enorme quantidade de vegetação e animais selvagens. O florescer na primavera e no verão dão cor à paisagem, mas as impressionantes formações rochosas costeiras, o calcário de magnésio e os penhascos podem ser apreciados o ano todo.

Norte de Yorkshire e Costa Histórica de Cleveland

No local onde o Parque Nacional de North York Moors encontra o Mar do Norte, a costa do Norte de Yorkshire e Cleveland tem uma combinação de penhascos com pitorescas vilas de pescadores. Aproveite a pesca do dia no porto de Whitby antes de explorar as ruínas do local e descubra a história da Baía de Robin Hood e o rico passado de mineração da região.

Costa de Norfolk

Considerada Área de Incrível Beleza Natural ao longo de mais de 50 anos, a costa de Norfolk tem de tudo, desde extensas dunas e salinas da Reserva Natural Nacional de Holkham até à magnífica residência de Holkham Hall.

Procure por fósseis num cenário de cores surpreendentes nos Penhascos de Hustanton, construa castelos de areia nas praias e explore uma série de resorts tradicionais à beira-mar, incluindo assistir a um espetáculo no Pavilhão Grade, no Cromer Pier, o último teatro no Pier da Europa.

Costa de Kent

Separando o “jardim de Inglaterra” do mar, Kent abriga 563 quilómetros de litoral com paisagens belíssimas, grandes penhascos de arenito e mais praias Bandeira Azul do que em qualquer outro lugar do país.

Admire penhascos na Baía de Botany ou passeie pelos mundialmente famosos penhascos brancos em St Margaret’s em Cliffe, experimente a deliciosa culinária dos melhores chefs de Whitstable ou veja pássaros selvagens em torno da Romney Marsh e a reserva de pássaros em Dungeness.

Costa de Kent
Costa de Kent créditos: Pixabay

Costa Jurássica

O litoral de 152 quilómetros entre Devon e Dorset é Património Histórico da UNESCO e exibe 185 milhões de anos de história, e o incrível poder da natureza. Veja o arco de calcário natural em Durdle Door, vá à piscina de pedras e relaxe nas pedras brancas de Lulworth Cove ou embarque numa aventura de coasteering - uma combinação de escalada, natação e salto opcional de penhascos - nesta paisagem diversificada de deixar os sentidos à flor da pele.

Lyme Regis com a sua rica herança de fósseis, porto histórico e ruas de paralelepípedos é cheia de misticismos, enquanto Undercliff, uma das primeiras Reservas Nacionais, foi formada ao longo do tempo devido a uma série de deslizamentos de terra.

Sul de Devon

Descubra penhascos rochosos, enseadas escondidas e praias arenosas pelo caminho da costa sul de Devon. No passado foi assombrado por contrabandistas, atualmente é lar de quilómetros de penhascos com trilhos a serem explorados, paisagens excepcionais e muitos locais “instagramáveis”.

Localizado no coração do sul de Devon, mais uma Área de Incrível Beleza Natural, vale conhecer a pequena cidade do Porto de Salcombe e as suas águas que contribuem para moldar a história do local. De Salcombe Sand Bar, que inspirou o poeta Alfred Lord Tennyson, até às ruínas do Castelo de Salcombe, eis aqui uma viagem aos tempos do reinado de Henry VIII.

Salcombe
Salcombe créditos: Pixabay

Norte de Cornwall

Inspire-se com as ruínas do Castelo de Tintagel na costa norte de Cornwall, construído no alto de uma ilha rochosa há mais de 500 anos, e ligado ao continente graças a um projeto inovador da instituição English Heritage. Diz-se que aqui nasceu o lendário Rei Arthur.

Merseyside

A Praia de Crosby ao norte de Liverpool oferece quilómetros de costa arenosa e uma instalação de arte única, melhor aproveitada quando a maré está baixa. A obra Another Place, do escultor Antony Gormley foi internacionalmente aclamada e abrange uma coleção de 100 esculturas de ferro em tamanho real, concentradas num trecho da costa de aproximadamente 3 quilómetros na direção do pôr do sol.

Cumbrian Coast

Com quilómetros de litoral pacífico, próximo ao lindo Distrito dos Lagos, a costa de Cumbrian tem inúmeras belezas para se descobrir. Explore os impressionantes penhascos de arenito vermelho no património costeiro da St Bees Head, visite o porto de Whitehaven ou aproveite um passeio panorâmico por Ravenglass e Eskdale Railway para ver castelos históricos e ruínas antigas.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.