Desfiles pelos canais, mascarados pelas ruas, muitas fotografias pelo meio. O Carnaval de Veneza é uma das festas mais famosas do mundo e este ano volta com toda a glória, após a pandemia.

Para quem não vai à cidade italiana sentir o espírito carnavalesco, deixamos a seguir 15 fotografias do fim de semana inaugural do Carnaval de Veneza.

E para quem ainda pensa em ir participar na festa, partilhamos neste link um roteiro de quatro dias pela cidade dos canais.

Com origens do século XI, o Carnaval de Veneza é um dos mais antigos do mundo. Foi instituído pelo doge Vitale Faliero como uma festa com jogos e brincadeiras para o povo antes da quaresma.

Em 1296, o Senado de Veneza oficializou o Carnaval na cidade.

O acontecimento permitia aos venezianos mudarem de identidade através das máscaras e fantasias - uma forma de abolir classes sociais e permitir a mistura entre nobreza e povo.

Os festejos eram marcados por jogos, teatros, música e bailes.

O uso de máscaras teve até de ser controlado, uma vez que era aproveitado para cometer crimes e atos imorais.

A época de ouro do Carnaval veneziano é durante o século XVIII, onde as máscaras e os trajes ganham ainda mais luxo e complexidade.

Em 1797, Napoleão manda abolir a festa que só regressou oficialmente em 1979.

Hoje em dia, o Carnaval de Veneza é um acontecimento que atrai atenções e visitantes de todo o mundo, sendo considerado uma daquelas experiências "obrigatórias" para se ter, pelo menos, uma vez na da vida.