Uma plantação de chá única na Europa. Um cozido preparado no terreno de vulcões. Uma lagoa de uma beleza ímpar. Um ilhéu mundialmente famoso. Estes são apenas dos muitos motivos para fazer a mala e apanhar o próximo voo para Ponta Delgada. Fique a conhecê-los – e a alguns outros – no nosso roteiro.
Lagoa das Sete Cidades
As lágrimas de uma princesa e de um pastor, que viviam um amor proibido, deram origem a esta lagoa de águas transparentes. Assim reza a lenda em torno desta que é um dos monumentos naturais mais emblemáticos dos Açores. Calce sapatos confortáveis e caminhe até às Sete Cidades, um local mágico marcado também pela paisagem verdejante. Respire fundo e deslumbre-se com o cenário ou então experimente os desportos aquáticos como a canoagem ou o stand-up paddle. Entre as muitas atividades que vale a pena desfrutar aqui, destacam-se ainda os passeios pedestres ou a cavalo, o BTT e a observação de aves. Não se esqueça da máquina fotográfica, que a lagoa e o seu envolvente merecem muitos e muitos frames.
Gruta do Carvão
Invista numa visita guiada e parta à descoberta desta gruta vulcânica com uma idade compreendida entre os cinco mil e os 12 mil anos. Classificada como monumento natural regional, tem uma extensão de quase dois mil metros repartida por diversos troços. A sua riqueza reside na variedade de aspetos geológicos, estruturas e fenómenos vulcânicos que aí podem ser observados.
Ilhéu de Vila Franca do Campo
Se já era popular entre os amantes da natureza, e do mergulho em particular, esta deslumbrante reserva natural tornou-se ainda mais famosa graças à realização do Red Bill Cliff Diving, campeonato mundial de mergulho em penhascos. Resultante da cratera de um antigo vulcão submerso, o ilhéu encontra-se a um quilómetro da costa e oferece uma piscina natural com uma forma quase perfeitamente circular. Entre junho e setembro, um serviço regular de barco liga o cais de Tagarete, em Vila Franca do Campo e o ilhéu.
FURNAS
A meia hora de carro a partir de Ponta Delgada está um verdadeiro paraíso natural. Localizadas no concelho da Povoação, as Furnas são afamadas pelas suas águas termais, geiseres e lama vulcânica medicinal. Mas nada baterá, possivelmente, o cozido que troca o fogão tradicional por buracos no solo quente. Em panelas vedadas, os ingredientes cozinham lentamente com o calor da própria terra rica em enxofre. E quando dizemos lentamente, falamos em média numas seis horas, tempo que pode e deve ocupar em algumas das atrações locais. Da lista fazem parte a Poça da Dona Beija, ideal para um mergulho, e o Parque Terra Nostra que alberga plantas e animais nativas da região. Dê ainda um salto até às piscinas naturais de lama da Lagoa das Furnas, conhecidas pelas suas caraterísticas terapêuticas, e não deixe de visitar a Capela de Nossa Senhora das Vitórias. A vegetação em torno do edifício neogótico do século XIX conferem-lhe ainda mais tranquilidade.
PLANTAÇÃO DE CHÁ GORREANA
Desde 1883 que daqui sai um chá único destinado não apenas a Portugal, mas e sobretudo ao mercado externo. O clima húmido e o solo argiloso, aliados à distância para a poluição urbana, fazem com que não haja necessidade de usar herbicidas, pesticidas ou corantes, dando origem a um produto totalmente orgânico. Visite o museu para saber mais sobre a história de sucesso de cinco gerações de açorianos e não parta sem beber pelo menos uma chávena de chá: preto ou verde, a escolha é sua.
Ponta Delgada recebe-o de braços abertos para umas férias ou escapadinha em comunhão perfeita com o que de melhor a natureza tem para oferecer. Reserve já o seu voo e deixe-se conquistar por esta ilha encantada.
Comentários