O arquipélago de San Bernardo, com uma área de aproximadamente 200 quilómetros quadrados, pertence ao Parque Natural Nacional Corais do Rosario e de San Bernardo, localizado nos departamentos de Sucre e Bolívar, a 45 quilómetros da Baía de Cartagena.

San Bernardo é um arquipélago de 10 ilhas paradisíacas no mar do Caribe (sendo nove formadas a partir de detritos de corais e uma artificial). As ilhas mais conhecidas são Tintipan (a maior ilha de todas e que tem mais opções de alojamento, restaurantes e praia), Mucura (uma ilha pequena e exclusiva, com poucos hotéis) e Islote de Santa Cruz (a ilha artificial, e com mais densidade populacional do mundo). Além destas, também fazem parte deste arquipélago as ilhas Salamanquilla, Maravilla, Boquerón, Mangle, Panda, Cabruna e Ceycén.

E é nestes tesouros escondidos que podemos explorar o que de mais puro ainda existe na natureza. Desde caminhadas, snorkeling, mergulho, paddle, wakeboard… As atividades são muitas, as ilhas também e o tempo vai sempre parecer pouco.

Ilhas colombia
"Isla Roots", na ilha Tintipan créditos: TravelB4Settle

Na nossa viagem de 4 meses pela Colômbia, tivemos o prazer de conhecer e experienciar três destas ilhas, a Ilha Tintipan, a Ilha Salamanquilla e o Islote de Santa Cruz. As experiências em cada um foram únicas e inesquecíveis, por isso não conseguimos identificar a nossa favorita. Mas vamos deixá-lo/a decidir por si…

A Ilha Tintipan é a maior ilha do Arquipélago de San Bernardo, mas a ilha está repleta de mangais, pelo que só dá para nos deslocarmos de barco de um lado para o outro. A única zona de areal desta ilha (como se pode ver na fotografia em baixo), conta com uma faixa de areia branca relativamente grande, com restaurantes e um hostel. É também a ilha mais turística (dentro do pouco turismo que este arquipélago tem), mas todos estes turistas apenas fazem visitas de 1 dia a esta ilha, por isso adorámos visitá-la, após as 16 horas, hora que o último barco recolhe os turistas. Estivemos completamente sozinhos!

Ilha Tintipan
Ilha Tintipan créditos: Travelb4settle

Ainda pertencente à ilha Tintipan, e de maior reconhecimento, estão duas ilhotas que tem de conhecer. A mais conhecida, é apenas uma pequena casa flutuante no meio do Oceano que ficou conhecida pelo seu nome característico ‘’Casa en el agua’’. É uma opção mais interessante para quem gosta do conceito de "party hostel", que não é o nosso caso. Por isso, o que nós fizemos e recomendamos muito, é ficar uns dias na outra ilhota, a "Isla Roots" que é também um hostel localizado no meio do Mar Caribe, mas maior e com mais opções e condições. O melhor desta opção é a sua praia privada (como a foto em baixo mostra) e toda as atividade aquáticas que proporcionam. Tivemos a oportunidade de fazer snorkeling, wakeboard, stand up paddle, kayak e, ainda, fazer uma pequena tour noturna para ver o plâncton bioluminescente.

"Isla Roots" Hostel na Ilha Tintipan créditos: TravelB4Settle

O Islote de Santa Cruz, a ilha mais densamente povoada do mundo, facilmente se conhece em menos de 1 hora (a ilha tem apenas 10 mil metros quadrados). Mas nós aconselhamos a reservar umas horas para esta ilha e experienciar a vida de um local. Tivemos o prazer de ter uma visita guiada, seguida de um almoço local e de muita conversa. Foi uma experiência inesquecível.

 Islote de Santa Cruz, San Bernardo
Islote de Santa Cruz, San Bernardo créditos: Travelb4settle

Lembra-se de dizermos que não conseguíamos decidir qual a ilha que mais gostámos? Temos que admitir que a última ilha que visitámos está muito perto de ocupar esse lugar. A ilha Salamanquilla podia ser apenas mais uma ilha paradisíaca do arquipélago de San Bernardo, mas a sua história e acontecimentos do passado mudaram esta ilha e tornaram-na muito peculiar. Diz-se que, há muitos anos, era nesta ilha que os piratas escondiam o tesouro que roubavam. Para além destas histórias místicas, também existem bastantes histórias para o facto de nesta ilha existir uma variedade de espécies de animais que a tornam única. Desde flamingos, macacos, veados, esquilos a avestruzes, esta ilha tem de tudo! A ilha tem um próprio "zoo’’, onde todos os animais andam livremente em conjunto e esta mistura é deveras interessante e diferente. É também dos melhores sítios para fazer snorkeling, pois a vida marinha é mais abundante. Esta ilha tem apenas duas opções de alojamento, um hotel mais antiquado e um hostel "Isla Mística Hostel’’, onde passámos uma semana incrível.

Isla Mística hostel na Ilha Salamanquilla, San Bernardo
Isla Mística hostel na Ilha Salamanquilla, San Bernardo créditos: Travelb4settle

Este foi apenas um dos sítios maravilhosos que descobrimos na Colômbia, um país que nos surpreendeu em todos os aspetos. Estivemos quatro meses na Colômbia, vimos muito, vivemos ainda mais, mas mesmo assim ficou muito para ver e já planeamos a próxima visita.

Se está a planear uma viagem à Colômbia, recomendamos a leitura do nosso Guia completo de viagem para a Colômbia [2020] com muitas dicas práticas e conselhos para preparar a sua viagem.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.