É um verdadeiro labirinto de rochas que ocupam parte do Parque Nacional Tsingy de Bemaraha, na costa oeste da ilha de Madagáscar.
As formações rochosas fazem parte de um planalto calcário de 1500 m2 que se formou há milhões de anos, quando aquela parte da ilha ainda era coberta pelo mar. Com a descida do nível das águas, a chuva e o vento foram esculpindo, ao longo dos anos, esta Floresta de Pedra.
A palavra "tsingy" significa “lugar onde não é possível andar descalço”, na língua malgaxe, falada em Madagáscar. Isso deve-se aos picos afiados de calcário que podem chegar até aos 100 metros de altura.
Para percorrer esta Floresta de Pedra, os visitantes passam por pontes suspensas e passagens entre as fendas, canyons e grutas que ali se formaram.
O Parque Nacional Tsingy de Bemaraha, classificado como património mundial da UNESCO, guarda ainda uma enorme diversidade de fauna e flora: 400 espécies de animais e 900 de plantas. É atravessado por dois rios, Tsiribihina e Manambolo.
Para visitar este lugar fora de série é obrigatório a presença de um guia, de acordo com o site do Turismo de Madagáscar, onde pode encontrar mais informações sobre a Floresta de Pedra e sobre este país insular do Índico.
Comentários