Embora não seja tão conhecida como Paris, Londres ou Roma, Estocolmo é uma das cidades mais bonitas da Europa - e tal beleza não deve ser desperdiçada.

A cidade está assente sobre 14 ilhas no centro-sul da costa leste da Suécia e ao longo do Lago Malar. Nos últimos anos tem sido apelidada de Veneza do Norte.

Estocolmo está repleta de edifícios medievais e arquitetura contemporânea inovadora. Um terço da cidade é composto por água, enquanto outro terço compreende parques e bosques. Como resultado, é uma das cidades mais sustentáveis ​​da Europa e um ótimo lugar para passar o tempo.

Se quiser desfrutar do estilo escandinavo num cenário de arquitetura elegante e vistas deslumbrantes do mar, não perca tempo e apanhe um avião até Estocolmo.

Descubra as dez razões que o vão deixar deliciado com esta cidade nórdica:

ABBA The Museum

O "ABBA The Museum" é uma exposição permanente no Swedish Music Hall of Fame. Ninguém consegue ficar indiferente ao grupo pop sueco que terminou há 30 anos mas mantém o seu legado bastante vivo, da mesma forma é praticamente impossível visitar Estocolmo e não dar uma vista de olhos pelo "ABBA The Museum". Neste museu poderá encontrar os figurinos da banda, exposições interativas e ainda cantar as músicas mais conhecidas do grupo.

Estocolmo

Millesgarden

Um casal artístico, a pintora Olga Milles e o seu marido, o escultor Carl Milles, ofereceram à cidade de Estocolmo a sua casa Millesgarden. Hoje em dia é um museu de arte e um jardim de esculturas. Repleto de grandes pinturas e magníficas esculturas, a casa em si é uma obra de arte com terraços, escadarias, fontes e jardins exuberantes. O local contém também um estúdio ao ar livre construído para minimizar os problemas respiratórios de Carl Milles. Toda esta beleza está localizada na ilha de Lidingo, a apenas 20 minutos do centro de Estocolmo.

Estocolmo

Ostermalm Saluhall

Em termos de gastronomia terá de colocar Ostermalm Saluhall no topo da sua lista. Construído no final do século dezanove, este é o local ideal para comer frutos do mar, assados, carnes de primeira qualidade e muitas iguarias típicas. Se estiver a pensar em fazer um piquenique este é o sítio perfeito para comprar tudo o que necessita.

Estocolmo

Kungliga Slottet

Kungliga Slottet é a residência oficial da família real sueca, embora seja usada apenas para cerimónias oficiais e aberta ao público. Com mais de 600 quartos em sete andares, é um dos maiores palácios da Europa. Projetado no início do século dezoito no estilo barroco, o Kungliga Slottet abriga o espaço de trabalho da família real, os salões para as funções do estado e a Corte Real da Suécia. O palácio também abriga cinco museus que merecem uma visita. Visite as salas de receção com interiores esplêndidos, Rikssalen (o Salão de Estado) com o trono de prata da rainha Kristina e Ordenssalarna (Salões das Ordens de Cavalaria). Veja também o Museu de Antiguidades de Gustav III, o Museu Tre Kronor e o Museu do Tesouro.

Estocolmo

Museu a Céu Aberto Skansen

Construído em 1891, o mais antigo museu ao ar livre do mundo, Skansen, é um bom lugar para aprender mais sobre a Suécia. O museu abriga o único zoológico de Estocolmo, que possui animais nativos da Suécia. Encontrará também uma tradicional mini-Suécia pré-industrial, com 150 quintas e edifícios realocados de outras partes do país. É possível ver os funcionários vestidos a rigor enquanto reproduzem algumas facetas do quotidiano do século dezoito. Localizado na bonita ilha Djurgarden, é neste local onde muitos festivais suecos tradicionais são celebrados. Aproveite também as vistas de Estocolmo a partir daqui.

Estocolmo

Palácio de Drottningholm

A Suécia tem vários palácios, mas o palácio de Drottningholm é onde mora a família real. Localizado na ilha de Lovon, o nome deste palácio do final do século dezasseis significa "ilhota da rainha". O palácio original ardeu em 1661 mas foi reconstruído. Este palácio era usado como residência de verão durante alguns séculos mas caiu em desuso e decadência no século dezanove. Desde então, foi modernizado e restaurado. Os terrenos do palácio incluem uma igreja de 1736 usada pelos habitantes locais no último domingo de cada mês e uma mistura eclética de jardins que datam do século dezassete.

Estocolmo

Stadshuset

A Stadshuset (Câmara Municipal) é mais do que apenas escritórios do governo. É uma das principais atrações turísticas de Estocolmo. A Stadshuset é o lar de um restaurante de luxo, Stadshuskällaren, e é onde acontece o banquete do Prémio Nobel. O edifício é composto por vários salões, incluindo o Blue Hall, que abriga o maior órgão da Escandinávia, com 10.270 tubos, e o Golden Hall, com seus 18 milhões de mosaicos que retratam a história sueca. O acesso dos visitantes ao hall é por meio de visita guiada.

Estocolmo

Ilha Djurgarden

Se quer passear pela floresta ou visitar museus, a ilha de Djurgarden, no centro de Estocolmo, é o lugar certo. A ilha, acessível a pé ou de autocarro, atrai anualmente mais de 10 milhões de pessoas que vêm para relaxar numa das mais populares atrações turísticas de Estocolmo. Djurgarden é o lar do parque de diversões Grona Lund, portos de iates, prados, florestas, trilhas para caminhadas, o museu ao ar livre mais antigo do mundo, Skansen, e edifícios históricos, incluindo o Palácio Rosendal.

Estocolmo

Museu Vasa

O Vasa era um navio de guerra do início do século dezassete que, como o Titanic, afundou na sua viagem inaugural. Depois de 300 anos no fundo do oceano, o navio foi resgatado para se tornar o único veleiro do século dezassete perfeitamente conservado. Hoje ele estrela no Museu Vasa, um museu marítimo que é o museu mais visitado da Escandinávia. O prédio do museu em si é único; 384 arquitetos apresentaram propostas, tendo o vencedor apresentado um telhado de cobre com mastros estilizados. O Vasa pode ser visto de seis níveis. Outras exposições centram-se na história marítima da Suécia e incluem outros quatro navios.

Estocolmo

Gamla Stan

O centro histórico de Estocolmo está situado na ilha de Stadsholmen. Oficialmente chamado Staden mellan broama, que significa "a cidade entre as pontes", é conhecido informalmente como Gamla Stan. A cidade velha medieval está repleta de ruas de paralelepípedos e arquitetura do norte da Alemanha. É o lar da grande praça Stortorget, local de um sangrento massacre em 1520. Os edifícios históricos incluem o Palácio Real, a Catedral de Estocolmo e Den Glden freden, um restaurante em funcionamento desde 1722. O Museu Nobel também está localizado em Gamla Stan.

Estocolmo
Estocolmo desde 53€