Embora não seja tão conhecida como Paris, Londres ou Roma, Estocolmo é uma das cidades mais bonitas da Europa - e tal beleza não deve ser desperdiçada.
A cidade está assente sobre 14 ilhas no centro-sul da costa leste da Suécia e ao longo do Lago Malar. Nos últimos anos tem sido apelidada de Veneza do Norte.
Estocolmo está repleta de edifícios medievais e arquitetura contemporânea inovadora. Um terço da cidade é composto por água, enquanto outro terço compreende parques e bosques. Como resultado, é uma das cidades mais sustentáveis da Europa e um ótimo lugar para passar o tempo.
Se quiser desfrutar do estilo escandinavo num cenário de arquitetura elegante e vistas deslumbrantes do mar, não perca tempo e apanhe um avião até Estocolmo.
Descubra as dez razões que o vão deixar deliciado com esta cidade nórdica:
ABBA The Museum
O "ABBA The Museum" é uma exposição permanente no Swedish Music Hall of Fame. Ninguém consegue ficar indiferente ao grupo pop sueco que terminou há 30 anos mas mantém o seu legado bastante vivo, da mesma forma é praticamente impossível visitar Estocolmo e não dar uma vista de olhos pelo "ABBA The Museum". Neste museu poderá encontrar os figurinos da banda, exposições interativas e ainda cantar as músicas mais conhecidas do grupo.
Millesgarden
Um casal artístico, a pintora Olga Milles e o seu marido, o escultor Carl Milles, ofereceram à cidade de Estocolmo a sua casa Millesgarden. Hoje em dia é um museu de arte e um jardim de esculturas. Repleto de grandes pinturas e magníficas esculturas, a casa em si é uma obra de arte com terraços, escadarias, fontes e jardins exuberantes. O local contém também um estúdio ao ar livre construído para minimizar os problemas respiratórios de Carl Milles. Toda esta beleza está localizada na ilha de Lidingo, a apenas 20 minutos do centro de Estocolmo.
Ostermalm Saluhall
Em termos de gastronomia terá de colocar Ostermalm Saluhall no topo da sua lista. Construído no final do século dezanove, este é o local ideal para comer frutos do mar, assados, carnes de primeira qualidade e muitas iguarias típicas. Se estiver a pensar em fazer um piquenique este é o sítio perfeito para comprar tudo o que necessita.
Kungliga Slottet
Kungliga Slottet é a residência oficial da família real sueca, embora seja usada apenas para cerimónias oficiais e aberta ao público. Com mais de 600 quartos em sete andares, é um dos maiores palácios da Europa. Projetado no início do século dezoito no estilo barroco, o Kungliga Slottet abriga o espaço de trabalho da família real, os salões para as funções do estado e a Corte Real da Suécia. O palácio também abriga cinco museus que merecem uma visita. Visite as salas de receção com interiores esplêndidos, Rikssalen (o Salão de Estado) com o trono de prata da rainha Kristina e Ordenssalarna (Salões das Ordens de Cavalaria). Veja também o Museu de Antiguidades de Gustav III, o Museu Tre Kronor e o Museu do Tesouro.
Museu a Céu Aberto Skansen
Construído em 1891, o mais antigo museu ao ar livre do mundo, Skansen, é um bom lugar para aprender mais sobre a Suécia. O museu abriga o único zoológico de Estocolmo, que possui animais nativos da Suécia. Encontrará também uma tradicional mini-Suécia pré-industrial, com 150 quintas e edifícios realocados de outras partes do país. É possível ver os funcionários vestidos a rigor enquanto reproduzem algumas facetas do quotidiano do século dezoito. Localizado na bonita ilha Djurgarden, é neste local onde muitos festivais suecos tradicionais são celebrados. Aproveite também as vistas de Estocolmo a partir daqui.
Palácio de Drottningholm
A Suécia tem vários palácios, mas o palácio de Drottningholm é onde mora a família real. Localizado na ilha de Lovon, o nome deste palácio do final do século dezasseis significa "ilhota da rainha". O palácio original ardeu em 1661 mas foi reconstruído. Este palácio era usado como residência de verão durante alguns séculos mas caiu em desuso e decadência no século dezanove. Desde então, foi modernizado e restaurado. Os terrenos do palácio incluem uma igreja de 1736 usada pelos habitantes locais no último domingo de cada mês e uma mistura eclética de jardins que datam do século dezassete.
Stadshuset
A Stadshuset (Câmara Municipal) é mais do que apenas escritórios do governo. É uma das principais atrações turísticas de Estocolmo. A Stadshuset é o lar de um restaurante de luxo, Stadshuskällaren, e é onde acontece o banquete do Prémio Nobel. O edifício é composto por vários salões, incluindo o Blue Hall, que abriga o maior órgão da Escandinávia, com 10.270 tubos, e o Golden Hall, com seus 18 milhões de mosaicos que retratam a história sueca. O acesso dos visitantes ao hall é por meio de visita guiada.
Ilha Djurgarden
Se quer passear pela floresta ou visitar museus, a ilha de Djurgarden, no centro de Estocolmo, é o lugar certo. A ilha, acessível a pé ou de autocarro, atrai anualmente mais de 10 milhões de pessoas que vêm para relaxar numa das mais populares atrações turísticas de Estocolmo. Djurgarden é o lar do parque de diversões Grona Lund, portos de iates, prados, florestas, trilhas para caminhadas, o museu ao ar livre mais antigo do mundo, Skansen, e edifícios históricos, incluindo o Palácio Rosendal.
Museu Vasa
O Vasa era um navio de guerra do início do século dezassete que, como o Titanic, afundou na sua viagem inaugural. Depois de 300 anos no fundo do oceano, o navio foi resgatado para se tornar o único veleiro do século dezassete perfeitamente conservado. Hoje ele estrela no Museu Vasa, um museu marítimo que é o museu mais visitado da Escandinávia. O prédio do museu em si é único; 384 arquitetos apresentaram propostas, tendo o vencedor apresentado um telhado de cobre com mastros estilizados. O Vasa pode ser visto de seis níveis. Outras exposições centram-se na história marítima da Suécia e incluem outros quatro navios.
Gamla Stan
O centro histórico de Estocolmo está situado na ilha de Stadsholmen. Oficialmente chamado Staden mellan broama, que significa "a cidade entre as pontes", é conhecido informalmente como Gamla Stan. A cidade velha medieval está repleta de ruas de paralelepípedos e arquitetura do norte da Alemanha. É o lar da grande praça Stortorget, local de um sangrento massacre em 1520. Os edifícios históricos incluem o Palácio Real, a Catedral de Estocolmo e Den Glden freden, um restaurante em funcionamento desde 1722. O Museu Nobel também está localizado em Gamla Stan.
Comentários