O programa da terceira edição do Festival Latitudes ­- Literatura e Viajantes, contempla várias atividades direcionadas para vários públicos, tendo a organização reforçado a oferta para a comunidade escolar, desenhando novas propostas para famílias, nomeadamente, oficinas musicais, leituras animadas e visitas guiadas.

No  primeiro dia do evento serão inauguradas três exposições, além da conferência de abertura, proferida pelo Capitão-de-fragata do Navio Escola Sagres, António Maurício Camilo, que abordará a sua experiência de comandar uma das embarcações mais bonitas e emblemáticas do país.

Irão decorrer, ao longo dos quatro dias do evento, várias sessões e debates ligados às áreas da literatura. Destaca-se a masterclass, por Maria Alexandre Lousada, ligada ao tema: "Literaturas de Viagem - Viajantes, turistas e leitores", bem como uma sessão dedicada aos "blogs de viagens, contando histórias por meios digitais" e o lançamento da segunda edição do prémio
Discoveries Awards, da Via Verde.

No último dia, realiza-se a mesa de autores subordinada à temática "Viagem ao Desconhecido"  com os escritores Paulo Moura e Maria João Castro, como oradores e a jornalista Vanessa Ribeiro Rodrigues, encarregue de moderar o debate.

O evento termina com uma conferência ligada ao espaço, na qual o astrofísico, Alberto Negrão, irá debruçar-se sobre a exploração espacial, num momento em que se celebra o 50º aniversário da primeira viagem do Homem à Lua.

Vários concertos e apresentações  de filmes completam o programa do evento, num total de 24 atividades, ao longo de quatro dias.