Os bares espanhóis Royal Beach Pirata de Mijas, em Málaga e o La Sirena, em Murcia, decidiram incentivar à limpeza das praias oferecendo uma cerveja, ou outra bebida, em troca das pontas de cigarro que são abandonadas no areal. Os donos do Royal Beach Pirata foram inspirados por uma iniciativa similar que viram no México e começaram a aplicá-la na praia de Calahonda, onde o seu bar está localizado, tendo inspirado o dono do La Sirena a fazer o mesmo.

Algo semelhante ocorre em Estepona, Málaga, onde uma campanha ambiental decorre até 15 de agosto com o mesmo procedimento: um copo de cerveja ou refrigerante em troca de outro cheio de pontas de cigarro recolhidas nas praias do município.

Em Santa Pola, Alicante, uma campanha de sensibilização ambiental já coloca em prática uma iniciativa deste género desde 2012. "Trocamos um copo cheio de pontas de cigarro por um refrigerante" é o mote da iniciativa que decorre nos bares de praia da sua costa. Neste caso, a iniciativa ocorre apenas às quartas-feiras das 11h às 12h e a cada bar da praia corresponde a uma quarta-feira do mês.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.